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Blog de Tabatinga

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#Tabatinga-AM - Após um acidente aéreo começam as investigações pelo SERIPA

Tabatinga (AM) – Após um acontecimento como a queda do helicóptero da Moreto Táxi Aéreo, e o desfecho depois do acidente com ou sem vítimas, busca-se os motivos para não acontecer novamente a tragédia. O local do acidente é preservado ao máximo para se obter o melhor resultado e a veracidade da investigação.

No Brasil é o SERIPA (Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) faz investigação de acidentes e incidentes aeronáuticos. O SERIPA faz parte do CENIPA que é uma Organização do Comando da Aeronáutica.  A investigação feita pela Aeronáutica é o processo realizado com o propósito de prevenir novos acidentes e que compreende a reunião e a análise
Foto: CENIPA
de informações e a obtenção de conclusões, incluindo a identificação dos fatores contribuintes para a ocorrência, visando a formulação de recomendações sobre a segurança. O Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER) não trabalha com "causa" de acidente, mas com fatores contribuintes. "Causa" se refere a um fator que se sobressai, que seja preponderante, e a investigação SIPAER não elege um fator como o principal. Ao contrário, trabalha com uma série de fatores contribuintes que possuem o mesmo grau de influência para a culminância do acidente.
Fonte: http://www.cenipa.aer.mil.br/

Figura: Consulta site da ANAC sobre o piloto
Vários fatores são colocados em questão como causadores de um acidente aéreo, como por exemplo: a falha humana (piloto), a máquina utilizada no voo (manutenção, combustível, ou outros), o tempo ( o mal tempo, como exemplo, um temporal) ou algo em terceiro (corpo estranho que atinge a aeronave).

No caso desse acidente aéreo do helicóptero Esquilo AS 355N, acontecido em 29/05, que teve (05) cinco vítimas, incluso o piloto Alexandre Félix de Souza, ao qual pilotava, o mesmo era considerado habilitado para tal operação, as quais citamos:

Habilitações

Piloto em Comando de Jatinho (Cesna Citation 500)
Piloto em Comando de Helicóptero (Hughes 300)
Piloto em Comando de Helicóptero (Esquilo HB-350)
Piloto em Comando de Helicóptero (Exquilo HB-355)
Piloto em Comando para Voos por Instrumentos
Piloto em Comando de Turbohélice (LET-410)
Piloto em Comando em Aviões Multimotores
Piloto em Comando em Aviões Monomotores
Piloto em Comando em Turbohélice (Mitsubishi MU-30)
Piloto em Comando de Helicóptero (RobinsonR-44)
Piloto em Comando de Helicóptero (Ecureuil S-355)

Possuía as seguintes licenças pela ANAC:

Piloto Comercial de Helicóptero
Piloto Comercial de Avião
Piloto de Linhas Aéreas de Avião
Piloto Privado de Helicóptero
Piloto Privado de Aviões

E seu Exame Médico de Piloto era válido até 05/02/2016.

As investigações do SERIPA vão descobrir realmente o que ocasionou esse acidente aéreo, que parou a fronteira Brasil/Colômbia/Peru, e deixou toda a população entristecida com a morte das vítimas.

Com assessoria da empresa Fred Mesquita Assessoria Aeronáutica

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