ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Amazonas - Desemprego: Governo Temer começa a precarizar voos regionais no AM


06/07/2017, quinta-feira

Foto: Reprodução/Internet

Repercussão do fechamento do “Eduardinho” e a privatização do aeroporto Eduardo Gomes foram discutidas nesta quarta (05/07) na ALE-AM

Manaus (AM) - Nesta quarta-feira (05/07), os funcionários do Terminal II do aeroporto Eduardo Gomes, também conhecido como "Eduardinho", foram surpreendidos com a notícia que o terminal será fechado pela Infraero.

A notícia surgiu após a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) anunciar que o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes entrou na lista de aeroportos que podem ser privatizados pelo Governo Federal até o ano 2020.

A repercussão do fechamento do “Eduardinho” e a privatização do aeroporto Eduardo Gomes foram discutidas hoje na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).

O deputado Wanderley Dallas (PMDB), que preside a comissão de Transporte e Trânsito da ALE-AM, disse que realizará uma audiência pública para ouvir os funcionários do aeroporto e representantes da Infraero.

“Realizaremos a audiência pública durante o recesso parlamentar da ALE-AM. O assunto é grave e merece ser discutido com urgência”, afirmou Dallas.

O deputado Adjuto Afonso, que é membro da comissão de Transporte, ressaltou que o “Eduardinho” é usado principalmente para voos regionais, permitindo a ligação aérea entre Manaus e interior do Estado.

“Se o Eduardinho for fechado como deseja a Infraero, todos os voos regionais serão transferidos para o aeroclube, que já se encontra no limite de pousos e decolagens”, criticou Adjuto.

O possível fechamento do “Eduardinho” vem à tona no momento que o Governo Federal anuncia a inclusão do aeroporto internacional Eduardo Gomes na lista de aeroportos que podem ser privatizados. A lista inclui ainda os aeroportos de Congonhas (SP), Santos Dumond (RJ), Recife (PE), Curitiba (PR) e Belém (PA).

No Amazonas, a privatização aeroporto Eduardo Gomes pode afetar mais duas mil pessoas que trabalham direta e indiretamente no transporte de passageiros e de cargas.

Infraero quer privatizar 52 aeroportos

O deputado Wanderley Dallas disse que está acompanhando a intenção do Governo Federal em privatizar 52 aeroportos, entre eles o aeroporto internacional Eduardo Gomes.

Para discutir o assunto, a Comissão de Transporte da ALE-AM já programou uma audiência pública para o mês de agosto, logo após o fim do recesso parlamentar. A audiência reunirá representantes da Infraero no Amazonas, dos ministérios dos Transportes e do Planejamento e, principalmente, dos trabalhadores do aeroporto Eduardo Gomes.

O parlamentar disse que transporte aéreo no Amazonas passa por um momento complicado, com as notícias do fechamento do “Eduardinho”, privatização do aeroporto Eduardo Gomes e transferência do aeroclube para fora de Manaus.

“Temos que encontrar soluções para o transporte aéreo, caso contrário corremos o risco de isolar Amazonas do resto do Brasil”, completou Dallas.

Posição da Infraero

Por meio de nota, a Infraero informou que as operações do terminal 2 do Aeroporto de Manaus/Eduardo Gomes serão transferidas para o terminal 1 a partir de agosto, tendo como objetivo a otimização do fluxo operacional e de passageiros do complexo aeroportuário.

A decisão foi fundamentada em estudos da Diretoria de Aeroportos da Infraero, com apoio das Diretorias de Operações e Segurança, que constataram que a alteração traria mais conforto para os atuais usuários do terminal 2 devido à infraestrutura e serviços disponíveis no terminal 1, além de ganhos de eficiência operacional e econômica para as atividades do aeroporto. A partir da segunda quinzena deste mês, serão realizadas ações de comunicação no aeroporto para informar aos passageiros a alteração.

O órgão destacou ainda que o Aeroporto de Manaus tem capacidade para absorver a transferência do fluxo operacional do terminal 2: o complexo inteiro tem capacidade operacional para receber 13,5 milhões de passageiros por ano, sendo que a capacidade do terminal 2 é de 2 milhões de passageiros por ano. Em 2016, o Eduardo Gomes recebeu 2,61 milhões de passageiros, contando embarques e desembarques.

A área comercial da Infraero estuda ainda alternativas para a utilização do espaço do terminal 2 para outras atividades.

acritica.com


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários