ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#AltoSolimões - Investimentos em logística beneficiam 15 Mil indígenas da Região do Alto Solimões (AM)

26/8/2016, sexta-feira

Fotos: Antonio Carlos Banavita (Ministério da Saúde)/Divulgação

Com as entregas de veículos, barcos e motores de popa, o DSEI Alto Rio Solimões dá mais um passo importante na qualificação das ações de saúde em 18 aldeias da região de Tabatinga (AM)

Facilitar o acesso das equipes de saúde às aldeias e melhorar a remoção de pacientes indígenas em tratamento. Foram esses os objetivos que levaram a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) a investir R$ 800 mil na aquisição de 20 embarcações equipadas com motores de 15, 40, 60 e 90HP, mais dois veículos Pick-up e uma Van para o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Solimões. Os investimentos beneficiam 18 aldeias da região e contemplam uma população de quase 15 mil indígenas. O secretário Especial de Saúde Indígena, Rodrigo Rodrigues, esteve em Tabatinga (AM) na última segunda-feira (22/8) e participou da solenidade de entrega.

Em sua chegada ao aeroporto, o secretário foi calorosamente recepcionado por um grupo de indígenas e trabalhadores do DSEI, que se mostravam ansiosos com a entrega dos novos equipamentos. “É uma grande alegria vim aqui em Tabatinga para entregar pessoalmente esses equipamentos. Este é o DSEI que atende a maior população indígena do país e quase 95% de todo o seu acesso às aldeias é realizado via fluvial. Portanto, essas embarcações ajudarão muito a qualificar a assistência prestada por nossas equipes”, enfatizou o secretário Rodrigo Rodrigues.
Outros equipamentos

Além dos investimentos para melhorar o transporte e remoção de equipes de saúde e pacientes indígenas, o DSEI Alto Rio Solimões também investiu R$ 209 mil na aquisição de materiais e utensílios para equipar a Casa de Saúde Indígena (Casai) de Tabatinga e os alojamentos dos profissionais que atuam em área.

Foram adquiridos: máquinas de lavar, cadeiras, colchões, colchonetes, copos, talheres, assadeiras, canecas, formas, frigideiras, jogo de panelas, pratos, lençóis, toalha de rosto e de banho. “Esses utensílios e materiais para as CASAI e Casas de apoio serão importantes para a melhor prestação de serviço aos pacientes e acompanhantes indígenas nessas unidades. Outro aspecto importante é que agora a equipe da cozinha poderá ter mais opções de refeição, já que possui variados utensílios para produção”, ressalta o coordenador do DSEI ARSO, Weydson Pereira.

Já nos alojamentos dos profissionais, o coordenador ressalta a necessidade de oferecer um maior conforto às equipes de saúde, que chegam a morar dentro das aldeias por 20 dias. 
Visitas

A passagem do secretário Rodrigo Rodrigues pelo DSEI Alto Rio Solimões foi concluída com uma visita à maior aldeia indígena do país, em Belém do Solimões. A comunidade, da etnia Tikuna, tem cerca de cinco mil habitantes indígenas. 

Rodrigues verificou de perto o funcionamento do Sistema de Abastecimento de Água da aldeia, inaugurado no ano passado, e firmou compromissos com a comunidade para melhorar o acesso à água e saneamento básico nos domicílios da aldeia. 

Fonte: Ministério da Saúde

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários