ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Tabatinga-AM - As vítimas do fenômeno das "Terras Caídas"


27/07/2015, segunda-feira

Foto: CG/Airton Menezes, 47, e Arilton Menezes, 45, pescadores, vivem no local desde que nasceram.

Tabatinga (AM) – Com a queda do barranco do bairro da Comara no dia 24/07, sexta-feira, os moradores do local entraram em situação de emergência.

Cerca de cinco casas estão próximas ao barranco e já com rachaduras no solo muito cerca, provavelmente prestes a cair. Os moradores dessas casas entraram em pânico ao ver suas residências em perigo de desabar.

Airton Menezes, 47, e Arilton Menezes, 45, pescadores, vivem no local desde que nasceram, questionam para onde devem ir. "Queremos um terreno aqui para trás da Comara, e queremos autorização para construir uma casa, mas a terra daí é da União e pode dar problema né?", comentou Arilton Menezes. Em virtude da profissão dos mesmos [pescadores] ir morar no centro da cidade não seria bom, pois o rio Solimões é de onde eles tiram seu sustento, e morar no bairro da Comara é necessário por estar perto do rio. Moradores que todo tempo de sua vida viveram nesse local agora têm que mudar-se em virtude do fenômeno das "Terras Caídas".

Kely dos Santos, 25, aos poucos está retirando seus pertences de sua casa que está prestes a cair pelo barranco levando para um lugar seguro, comenta aflita "eu não tenho para onde ir". Ela possui dois filhos, uma irmã, uma sobrinha e seu esposo que moravam na casa que o barranco está levando.

O bairro da Comara foi um dos primeiros pontos de povoação da cidade de Tabatinga (AM), aonde existiam muito mais moradores. Tornaram-se invasores com um processo que se alastra por décadas na Justiça, por se encontrarem em terras da União, e que prevê indenização a seus moradores, e que agora surge um outro problema maior do que a Justiça, a natureza.

Postar um comentário

0 Comentários