A 1° de setembro de 1955, pelo decreto-lei nr 38.318, foi criado o 9° Pelotão de Fronteira, com sede em Estirão do Equador-AM, sendo inaugurado em 14 de dezembro de 1957.
Sua primeira povoação ocorreu em 1950. Em 14 de dezembro de 1953 foi fundado um povoado, denominado "Seringal Brasil", tendo em vista a grande concentração de seringueiros nesta área. Os conflitos entre brancos e indígenas provocaram o êxodo dos seringueiros que habitavam a margem do rio. Com a finalidade de vigiar a linha de fronteira e iniciar a colonização da região, foi criado o 9° Pel Fron.
Com a criação do 1° Batalhão Especial de Fronteira, em 10 de janeiro de 1969, com sede em Tabatinga-AM, o 9° Pelotão de Fronteira passou a denominar-se 1ª Companhia Especial de Fronteira (1ª CEF), constituída pelos pelotões de Japurá, Ipiranga e Palmeiras do Javari. A 1ª CEF, em fevereiro de 1986, teve o seu posto de comando (PC) recuado para o 1° BEF, em Tabatinga. Com o desmembramento, a 1ª CEF passou a ter, em 1° de janeiro de 1987, o Pelotão de Selva do Estirão do Equador. No ano de 1993, passou a denominar-se 4° Pelotão Especial de Fronteira, denominação que persiste até hoje.
Tal nome foi dado ao Pelotão, pois, na sua área, existia um igarapé que chamava-se Equador (atual Serraria), e pelo fato da frente do Pelotão apresentar o trecho mais reto ao longo do rio Javari, conhecido como Estirão.
Fonte: http://www.8bis.eb.mil.br/
0 Comentários