ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Notícia - Suicídio entre índios é pequeno em Rondônia

Porto Velho, RO – Uma pesquisa elaborada pelo deepAsk – site de pesquisa em fontes oficiais de dados abertos

 

Publicado Segunda-Feira, 29 de Dezembro de 2014, às 08:48 | Fonte Diário da Amazônia

 

Porto Velho, RO – Uma pesquisa elaborada pelo deepAsk – site de pesquisa em fontes oficiais de dados abertos – cruzando dados públicos de diversas fontes oficiais – mostra que o índice de mortes por suicídio (per capita por 100 mil pessoas) diminuiu 65,4% no município de Porto Velho, entre os anos de 2010 e 2012.

 

O levantamento foi elaborado a partir dos dados fornecidos pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. Esta realidade também diz respeito ao índice de suicídio entre os índios. De acordo com a coordenadora de projetos da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, Ivaneide Bandeira, não há registros preocupantes de casos na história dos povos indígenas de Rondônia.

 

Nesta última década foi registrado um caso de suicídio que aconteceu entre os Uru-Eu-Wau-Wau, em Mirante da Serra. Bandeira explica que esse foi um caso específico de um jovem índio que teve envolvimento com "pessoas brancas", resultando em distúrbios emocionais, alcoolismo e a morte precoce por envenenamento. Mas, "em geral há um acompanhamento sistemático dos povos indígenas aqui no Estado. Entidades indigenistas desenvolvem projetos que priorizam cada vez mais os direitos dos índios, principalmente quanto as questões que envolvem as terras e a preservação da cultura deles", assegura.

 

LUTAS E CONQUISTAS

 

Em 2014 a Kanindé conseguiu concluir todo o processo de etnozoneamento dos Paiter Suruí, inclusive publicando o primeiro Código de conduta de uma nação indígena no mundo. "Iniciamos nesse mês de dezembro o Plano de Gestão, englobando os aspectos culturais, socioeconômicos e ambientais dos Cinta Larga", informa Bandeira. Para a coordenadora da Kanindé esses projetos fortalecem as lutas e as conquistas dos povos indígenas da nossa região e "os coloca em posição privilegiada se comparados a outras nações indígenas do mundo", declara.

 

Entretanto, dados do Mapa da Violência, publicado este ano, mostram que na região Norte do Brasil os suicídios passaram de 390 em 2002 para 693 em 2012. Isto significa um aumento de 77,7% influenciado pelos estados do Amazonas, Roraima, Acre e Tocantins que quase duplicam o índice. De acordo com o estudo, alguns dos municípios que aparecem no topo da lista de mortalidade suicida são locais de assentamento de comunidades indígenas, como São Gabriel da Cachoeira (AM), São Paulo de Olivença (AM) e Tabatinga (AM), Amambai (MS) Paranhos (MS) e Dourados (MS).

 

Fonte e leia mais http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=293679&codDep=34

Postar um comentário

0 Comentários