02/07/2013 - A higiene bucal é muito mais que escovar os dentes diariamente. Uma pesquisa desenvolvida pela odontóloga, Célia Emi Sasahara da Silva, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) do Campus Manaus Distrito Industrial (CMDI) pretende diminuir a incidência da bactéria Streptococcus mutans, agente causador da cárie, e umas das principais causas da perda total de dentes em todo o mundo.
Adicionando produtos naturais como o gengibre e a canela, conhecidos pela ação anticariogênica, em biscoitos, a servidora do Ifam e mestranda do curso de Biologia Urbana, no Centro Universitário Nilton Lins (UniNilton Lins), Célia Emi Sasahara da Silva, promete que a higienização dos dentes poderá ser parcialmente feita comendo. "A relevância desta pesquisa é formular um produto que reduza a cárie dental colaborando com a saúde pública", explica Célia.
Sabor regional
A farinha de pupunha está sendo utilizada para dar um toque regional ao sabor do biscoito, atingindo também o setor primário, uma das bases da economia do Amazonas. "Se tudo caminhar de acordo, vamos ajudar na economia do Estado, fortalecendo o setor de alimentos regionais", comenta Sasahara.
Com orientação da Dra. Jerusa de Andrade e co-orientado pelo Dr. Takeshi Matsuura, a pesquisa foi aprovada no Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas – RH-Mestrado, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Com previsão de término até maio de 2014.
0 Comentários