ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

Frutas - Vamos comer um tucumã?

Fotos: De cima para baixo - Internet (01 e 02) e CG (03)

O Tucumã é uma fruta típica de nossa região, não podendo faltar em nossas mesas, sendo comido como sobremesa ou simplesmente lanche acompanhado mais frequentemente com farinha de mandioca.

Tucumã (Astrocaryum aculeatum), acaiúra, acuiuru, coqueiro-tucumã, tucum, tucumã-açu, tucumã-arara, tucum-açu, tucumaí-da-terra-firme, tucumãí-uaçu, tucumã-piririca, tucumã-purupuru ou tucum-do-mato é uma palmeira que chega a medir até 15 metros, geralmente solitária, de estipe com faixas de espinhos negros, folhas ascendentes, inflorescência ereta e frutos amarelos com tons avermelhados.


Etimologia

Características

"Tucumã" é procedente do tupi tuku'mã.
É uma palmeira nativa da Colômbia e de Trinidad ao Brasil, especialmente dos estados do Acre, Amazonas, Pará e Rondônia, sendo explorada ou cultivada por seu palmito e frutos (dos quais se faz uma espécie de vinho) comestíveis, pela sua madeira, usada para fazer brincos, pelo óleo das sementes, utilizada em cozinha, e também pelas folhas, das quais se extrai fibra de tucum para a confecção de redes e cordas que resistem à água salgada .

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tucum%C3%A3

Utilização popular

O tucumã possui muitas utilidades, o caroço é utilizado no artesanato, as folhas fornecem uma fibra bastante resistente, que é usado nas cestarias, e a polpa do fruto é consumida em natura ou em forma de um suco denominado "vinho de tucumã", que é macerada com água e ainda em forma de sorvete. A polpa é altamente nutritiva contém um dos mais elevados concentrações de pro-vitamina A "beta caroteno" (52 mg/100 gr de polpa), valor só igualável à polpa do buriti. Em comparação a concentração de beta caroteno na cenoura é de 6,6 mg/100 gr de polpa. O óleo de tucumã é empregado na cozinha e em massagem.

Fonte: Amazon Oil 

Postar um comentário

0 Comentários