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Blog de Tabatinga

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Fim da greve: Professores retornam à sala de aula, ontem, terça-feira, 28/05


29/05/2019, quarta-feira

Foto: Carlos Gossel

Foram 28 dias letivos de paralisação devido à greve dos profissionais da educação da rede estadual de ensino no Amazonas.

Tabatinga (AM) - Ontem, terça-feira (28/05) houve o retorno para à sala de aula dos professores da rede estadual de ensino que se encontravam de greve desde 15/04.

Segundo o Coordenador da SEDUC Em Tabatinga, Francisco Rodrigues Pereira, são exatamente 7.781 alunos matriculados nas escolas do estado no município. Francisco, disse ao Portal Otambaqui que ainda aguarda o calendário de reposição das aulas, que já foi elaborado em comum acordo entre SEDUC, SITEAM e ASPROM. O calendário está no Conselho Estadual de Educação para análise e possível aprovação. Em Tabatinga, são 05 escolas da rede estadual na zona urbana e 03 escolas em área indígena.

O fim da greve se deu em virtude da a aprovação do Projeto do Governo e das três emendas parlamentares que visam atender às reivindicações da categoria. Com a medida, os professores garantiram uma reposição salarial imediata de 4,73%, retroativo a março/2019. Além disso, foi aprovada a extensão do vale-transporte para servidores de 40h e 60h; aumento no auxílio-localidade de R$ 80 para trabalhadores da sede e R$ 120 para os da zona rural; reajuste no vale alimentação de R$ 450 para todos os servidores da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc); pagamento das progressões horizontais e verticais; e a desistência, por parte do Governo do Estado, da ação judicial contra sindicato e trabalhadores.

A elaboração de um calendário único para reposição das aulas também estava prevista no projeto aprovado. Para as escolas que paralisaram as atividades parcialmente, será necessário cumprir o calendário de reposição junto com as que paralisaram totalmente. O calendário não valerá para as escolas que funcionaram 100% e será analisado e aprovado pelo Conselho Estadual de Educação.

Com informações de OTambaqui e Acritica

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