ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

DSEI ARS entrega Sistema de Abastecimento de Água em Belém do Solimões

28/02/2019, quinta-feira

Foto: Divulgação/DSEI ARS

Tabatinga (AM) – Ontem, quarta-feira (27/02), o Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto Rio Solimões (DSEI - ARS), coordenado por Weydson Gossel Pereira, entregou à comunidade de Belém do Solimões, pertencente à cidade de Tabatinga (AM), distante 64 km da sede do município, um Sistema de Abastecimento de Água, com a presença do Secretário Especial de Saúde Indígena Marco Antônio Toccolini, caciques e lideranças das Aldeias Umariacu 2, Filadélfia, Feijoal, profissionais do DSEI, Comandante Celeri  da Marinha do Brasil; Oficial do Exército representando o Coronel  Almeida Junior; Coronel Nilo Corrêa comandante da Polícia Militar em Tabatinga e ainda toda população e lideranças da própria aldeia Belém do Solimões.

O SAA é constituído de Balsa de Captação de Água de superfície do Rio Solimões; Estação de Tratamento de Água- ETA com capacidade para 140m³ de água; Casa de Química; 01 reservatório apoiado com capacidade de 200 m³ de água tratada; Elevatória de Água (Casa de Bomba) composta por 02 (duas) bombas centrífugas de potência 20 CV capacitada para levar água para os Reservatórios Elevados e ainda 02 Reservatório Elevado de Água com capacidade de 100 m³ cada um.

Esse investimento irá proporcionar qualidade de vida e saúde para a população de Belém do Solimões. Somente na primeira etapa de construção entregue em 2015, reduzimos em mais 56% os casos de doenças causadas por consumo de água contaminada, como a diarréia.

Nesta última etapa, todas as 1.014  famílias moradoras das 754 casas existentes, num total de 5.244 habitantes, receberam água de qualidade chegando nas suas torneiras em uma grande rede de distribuição de água.

O coordenador do DSEI ARS publicou em rede social:

“Gratidão é a palavra que resume este momento!
Hoje entregamos a última etapa de ampliação do maior Sistema de Abastecimento de Água já construído em uma Aldeia indígena no País.
...
Com a última etapa, nossa meta é eliminar de uma vez por todas os agravos causadas por veiculação de água contaminada.
...
Agradeço a Deus em primeiro lugar, a família família, ao Secretário Toccolini pela confiança, ao Presidente do CONDISI Elivaldo e todos os conselheiros do CONDISI, ao meu amigo Eládio Kocama, ao povo indígena do Alto Solimoes pela confiança e paciência pelo nosso trabalho, à minha equipe do SESANI, a todos os profissionais que fazem parte deste desafiante DSEI ARS e ainda ao Enfermeiro Coordenador do Polo Base de Belém do Solimões Manoel Rodrigues e toda equipe do Polo Base pela organização maravilhosa do nosso evento no dia de hoje.
Encerrando: 
" SE FOSSE FACIL NAO SERIA SAUDE INDÍGENA"
DEUS SEMPRE NO COMANDO”

Com informações do DSEI Alto Rio Solimões

Veja mais fotos do evento:


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários