ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

Guildy Blan, talento Ticuna da região do Alto Solimões

29/01/2019, terça-feira

Foto: Divulgação

Tabatinga (AM) – Hudson Almeida Araújo, 23 anos, indígena da etnia Ticuna, morador da comunidade indígena do Umariaçu II, é conhecido como Guildy Blan, o melhor cantor Ticuna de reggaeton do Alto Solimões, jovem adorado por onde passa, de grande criatividade e talento de nossa região.

Canta desde os 9 anos de idade, e começou a cantar com plateia aos 16 anos, juntamente com seu pai e seu avó que é sanfoneiro.

Guildy Blan está no grupo de seu pai desde 2013, e desde 2012 começou a produzir suas próprias músicas.

Já se apresentou em Tabatinga, Benjamin Constant, comunidade de Vendaval, Manaus, comunidade de Betânia, comunidade de Belém do Solimões, comunidade de Feijoal, Puerto Nariño na Colômbia, Tarapacá, Arara, Nazareth e entre outros. Na verdade, quase todas as comunidades indígenas e não indígenas da região. Uma das suas apresentações mais celebres foi no Teatro Amazonas apresentando a cultura Ticuna em agosto de 2018.

Seu principal sonho é ter "equipamentos profissionais , criar um estúdio próprio, conhecer cantores famosos que já possuem muita experiência na música, principalmente que cantam em Reggaeton. E um dia se conseguir algum recurso, ajudar a minha comunidade, os jovens que estão entrando cada vez no mundo da violência”, declarou Guildy Blan ao Bocas e Notícias.

“Eu quero ser um grande exemplo pra minha comunidade e da minha família”, declarou o cantor reggaetoneiro.

Já cantou com cantores principalmente de Letícia, e até querem gravar com ele, pois reconhecem seu talento e que é bom para mostrar a todo mundo. São eles: Bryan Alvarez, Jeydee, Nikcky Franck, El Davis, Alex Suarez, Celez Mendes, Hexlins Bebe, J Dailson, entre outros.

Guildy Blan se divide entre a música regional Ticuna e o Reggaeton Ticuna, mas sua preferência é mesmo o Reggaeton Ticuna, uma música que compõe, produz a música e o vídeo e espalha ao mundo.
A veia artística de Guildy Blan vem de família. Seu pai criou vários grupos como o Eware e o Yoy, e no momento encontra-se no grupo Yoy apresentando músicas folclóricas nos festivais realizados na região e algumas vezes fora de Tabatinga.

Acesse o canal de Guildy Blan no You Tube e confira algumas de suas produções em vídeo no link https://www.youtube.com/channel/UCvV84loUUo4Y3KaYh58SC0w

Veja algumas fotos pessoais de Guildy Blan que compartilhou com o Bocas e Notícias:

 

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários