ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

Weydson Pereira se pronuncia referente o assalto aos Ticunas sábado passado 21/04

27/04/2018, sexta-feira

Foto/arte: Carlos Gossel

Tabatinga (AM) – Em virtude do acontecido sábado passado dia (21/04) aonde um Ticuna pega quatro terçadadas na cabeça, Weydson Gossel Pereira, coordenador do DSEI Alto Rio Solimões, publicou um texto muito preocupado com a falta de segurança que está o rio Solimões. Falta de segurança que afeta todos nós cidadãos amazônicos, pois nossa estrada é o rio, e a maioria de nós o utilizamos para nos locomover.

A calma aparente do rio Solimões é somente aparente, pois quem se utiliza do rio está sofrendo um perigo constante. Ribeirinhos e indígenas estão desesperados pela violência no rio Solimões.

Veja abaixo na íntegra abaixo as palavras do Weydson Pereira:

“Tragédia que se anuncia dia a dia!

Reflexo da ausência do ESTADO e da UNIÃO que não fazem nada pela segurança publica nas aldeias e no Rio Solimões.

Tragédia que há tempos se anuncia e se efetiva e ninguém faz nada.
Daqui a pouco os indígenas nas aldeias começam a se organizar para fazer sua própria segurança e vem o Ministerio Público e demais instâncias chamar de milícia como fizeram da outra vez.

Olhem esse historico:

1. O MPF RECOMENDOU à secretaria de segurança pública do Estado do AM que fizesse a instalação de postos policiais nas aldeias Belém e rotina diaria de vigilância nas aldeias umariaçu 1 e 2. Condição que daria melhor segurança a todas as outras sobretudo na abrangência de Belém do Solimões onde mais ocorre os assaltos. Mais o Estado NÃO FEZ NADA.

2. A Justiça Federal DETERMINOU à secretaria de segurança pública do Estado do AM e UNIÃO que fizesse a instalação de postos policiais nas aldeias Belém e rotina diaria de vigilância nas aldeias umariaçu 1 e 2. Condição que daria melhor segurança a todas as outras sobretudo na abrangência de Belém do Solimões onde mais ocorre os assaltos. Mais o Estado e União NÃO FIZERAM NADA.

3. A Justiça Federal CONDENOU recentemente  à secretaria de segurança pública do Estado do AM e a UNIÃO a fazer a instalação de postos policiais nas aldeias Belém e rotina diaria de vigilância nas aldeias umariaçu 1 e 2, ou seja, executar a segurança nessa região nas aldeias e novamente nem o Estado e nem a União fizeram NADA e o pior, a AGU através de uma LIMINAR  derrubou essa condenação do Juiz Federal.

4. E por último, A Base anzol sabe-se lá porque, foi retirada do local estratégico que estava e trazida ao porto de Tabatinga.

Resumindo , os Povos Indígenas aldeados e que sofrem com a entrada indiscriminada de alcool e drogas nas aldeias o que tem trazido muitas violências, homicidio, suicídio e ainda muitos assaltos e mortes no único trajeto que fazem das aldeias para os municípios,  que é o FLUVIAL, estão simplesmente sozinhos nessa luta.

Deus proteja e recupere logo logo a saúde dos parentes que sofreram essa tragédia ANUNCIADA.

Weydson Gossel Pereira 22/04 Facebook”

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários