Fotos: Divulgação/Infraero
Mais uma vez, os aeroportos administrados
pela Infraero foram considerados bons ou muito bons pelos passageiros no final
de 2017, de acordo com a pesquisa de percepção dos passageiros no 4º trimestre,
divulgada pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil nesta
terça-feira (30/1). O destaque foi para o Aeroporto Internacional de
Curitiba/São José dos Pinhais - Afonso Pena, apontado como o melhor entre os 15
aeroportos avaliados. O terminal detém ainda o título de melhor do Brasil em
2016.
O aeroporto da região metropolitana de
Curitiba ficou com a nota 4,77, a maior entre todos os avaliados. Em segundo
lugar veio o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, com 4,76,
seguido por Confins (4,48), Natal (4,48), Santos Dumont (4,43), Guarulhos
(4,43), Manaus (4,39), Brasília (4,34), Fortaleza (4,31), Recife (4,29), Porto
Alegre (4,28), Congonhas (4,22), Cuiabá (4,14), Galeão (4,11) e Salvador
(3,91). Desses 15, seis são operados pela Infraero (Afonso Pena, Santos Dumont,
Eduardo Gomes, Gilberto Freyre, Marechal Rondon e Congonhas) e três estavam sob
gestão da empresa até o fechamento da pesquisa (Salgado Filho, Pinto Martins e
Luís Eduardo Magalhães).
O desempenho com nota superior a quatro
mostra que os terminais administrados pela Infraero estão cima da meta definida
pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero). “A Infraero é
uma empresa com mais de 40 anos de experiência e demonstra, mais uma vez, que
tem capacidade de operar aeroportos de diversos perfis, sempre com qualidade e
com o reconhecimento do passageiro, que é um dos nossos principais clientes e
que tem capacidade de comparar as gestões dos terminais”, avalia o presidente
da empresa, Antônio Claret de Oliveira.
Disputa
Dos 37 indicadores, o Aeroporto de Curitiba
ficou à frente do Aeroporto de Viracopos em 19, com destaque para a liderança
em quesitos como limpeza geral e de banheiros, quantidade, qualidade e
custo-benefício de lojas e restaurantes, tempos de fila no check-in, emigração
e aduana, integridade da bagagem e velocidade na devolução, sinalização, oferta
de assentos no embarque e custo-benefício do estacionamento.
A liderança do Afonso Pena com um centésimo
de diferença para Viracopos mostra o quanto a disputa foi intensa. “A Infraero
tem plenas condições de oferecer a melhor estrutura e capacidade de atendimento
aos seus clientes. Somos melhor aeroporto do Brasil na premiação geral e desta
vez ficamos à frente de um terminal que foi o melhor no terceiro trimestre de
2017”, analisa o superintendente do Aeroporto Internacional de Curitiba, Filipe
Barcellos.
Nos indicadores de processos
aeroportuários, o Aeroporto de Curitiba foi o melhor em 11 dos 14 itens
avaliados, com destaque para os menores tempos de check-in doméstico e
internacional, inspeção doméstica, embarque internacional, restituição da
primeira e última bagagens nos voos domésticos e internacionais, além das filas
mais ágeis na emigração e aduada (bens a declarar e nada a declarar).
Agora, a principal meta da Infraero é levar
as melhores práticas apontadas na pesquisa a toda a sua rede de aeroportos.
“Cada localidade tem sua característica, mas a principal meta é ter o
reconhecimento dos passageiros no máximo de etapas possível”, afirma o diretor
de Operações, João Márcio Jordão.
Ao todo, a pesquisa ouviu 13,9 mil
passageiros nos 15 aeroportos avaliados, sendo que a média de satisfação geral
foi de 4,35, com 91% de avaliações positivas.
Novos aeroportos
A pesquisa do quatro trimestre trouxe ainda
a avaliação para os aeroportos de Goiânia, Belém Vitória, Florianópolis e
Maceió. Avaliados entre novembro e dezembro, quando todos estavam sob gestão da
Infraero, o Aeroporto Zumbi dos Palmares liderou a pesquisa, com 4,28. Na
segunda posição ficou Goiânia, com 4,21 e em terceiro lugar, Belém, com 4,01,
todos com nota acima da meta de quatro pontos definida pelo Governo Federal. O
quarto lugar ficou com Vitória (3,85) e a quinta posição com Florianópolis
(3,51). Nesta pesquisa, a Secretaria Nacional de Aviação Civil entrevistou 4,8
mil passageiros.
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