ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Brasil: Saúde indígena: Secretaria lança novo Sistema de Recursos Humanos

19/01/2017, quinta-feira

Fotos: Alejandro Zambrana / Luís Oliveira

Nova ferramenta vai possibilitar maior organização na gestão de pessoas, oferecendo informações e subsídios para tomadas de decisões, bem como transparência às contratações e ao trabalho realizado em área indígena

Por Felipe Nabuco

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) lança neste mês um novo Sistema de Recursos Humanos, o SESAI RH. O principal objetivo do novo sistema é aperfeiçoar e agilizar o gerenciamento das informações referentes à força de trabalho existente na SESAI, que hoje é realizado de forma deficitária, por meio de planilhas encaminhadas pelos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) e pelas conveniadas. A meta da SESAI é cadastrar 100% dos quase 22 mil trabalhadores que compõem a sua força de trabalho até o dia 20 de fevereiro de 2017.

"Com o novo sistema, passaremos a ter um maior conhecimento das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena, sabendo onde estão lotadas, quem são, quais as profissões, jornadas de trabalho, entre outras coisas. Além disso,  passaremos a conhecer melhor as regiões que têm dificuldades para contratar, bem como quem são os indígenas que trabalham para a SESAI", explica o diretor de Gestão, Fernando Rocha.

Outra importante contribuição da nova ferramenta está na transparência que ela possibilita no gerenciamento da força de trabalho nas aldeias indígenas. "Com o monitoramento do sistema, também poderemos acompanhar a data de entrada e de saída das equipes de saúde em área, nos 34 DSEIs, conhecendo, desta forma, como está sendo realizado o trabalho em área", reforça Fernando.

CADASTRO

O sistema foi desenvolvido em plataforma WEB e será o campo oficial de informações sobre os vínculos dos trabalhadores da Secretaria. Por ser operacionalizado de forma digital, o SESAI RH possibilitará a realização do autocadastro de forma rápida e transparente no que se refere às informações pessoais, funcionais e de lotação. Para se cadastrar o trabalhador da SESAI/DSEI deve acessar pelo endereço http://sesai.saude.gov.br.

Devem se cadastrar todos os trabalhadores que compõem a força de trabalho atuante na SESAI, incluindo os 34 Distritos e a sede, em Brasília. "O acesso ao autocadastro não precisa de senha. Ao final do registro, será emitida uma nova senha, com a qual o trabalhador ficará responsável pela atualização de suas informações no sistema", explica a técnica responsável pelo sistema (DGESI/SESAI), Edilaine Martins.


De acordo com ela, cada DSEI deverá indicar um ponto focal responsável por fazer o monitoramento das informações do Distrito.  "Esperamos cadastrar todos os trabalhadores até o final deste ano. Para isso, estamos mobilizando todas as coordenações de DSEIs, assim como as coordenações daqui da SESAI/DF, para que fomentem a participação de todos no cadastro do sistema", reforça Edilaine.

Entre os trabalhadores que devem, obrigatoriamente, fazer o cadastro estão os colaboradores das entidades conveniadas, terceirizados (prestadores de serviço), profissionais do Programa Mais Médicos e participantes do Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica (PROVAB).

FORÇA DE TRABALHO

A reestruturação da força de trabalho na saúde indígena, iniciada em 2011, um ano após a criação da SESAI, já possibilitou um incremento de mais de 13 mil trabalhadores na pasta, um aumento de mais de 100%. Em 2011, pouco mais de oito mil profissionais atuavam na Saúde Indígena. Hoje, são cerca de 22 mil, dos quais quase 50% são indígenas.

A força de trabalho na saúde indígena conta ainda com uma grande variedade interdisciplinar, com profissionais das mais diversas áreas, que vão desde o médico ao Agente Indígena de Saneamento (Aisan), passando por antropólogos, geólogos, engenheiros, intérpretes, entre outros.


Fonte: Site do Ministério da Saúde

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários