ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Tabatinga-AM - Vereador pede providências referente à solução dos alagamentos nos bairros Tancredo Neves e Rui Barbosa

28/6/2016, terça-feira

Fotos: Facebook do vereador Zilmar de Abreu (Áreas alagadas nos bairros Tancredo Neves e Rui Barbosa).

Tabatinga (AM) – O vereador Zilmar de Abreu entrou com um requerimento na Câmara Municipal de Tabatinga, a fim de solucionar junto ao prefeito Calango os problemas de alagamentos nos bairros Tancredo Neves e Rui Barbosa. O vereador Zilmar se utilizou de um parecer técnico emitido pela Secretaria de Meio Ambiente do município para dar ênfase ao seu requerimento.

Os moradores dos referidos bairros sofrem com os constantes alagamentos nas fortes chuvas (veja fotos ao lado), e que é preocupante para a saúde dos mesmos, e que se encontram a dois anos nesta situação e que ainda não foi resolvida.

O vereador Zilmar de Abreu citou o artigo 225, caput, da Constituição Federal de 1988, que dispõe que "todos têm o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações".

Tal requerimento foi protocolado na Câmara Municipal de Tabatinga, pelo vereador Zilmar de Abreu, no dia 14/6/2016, e o mesmo publicou em sua conta do Facebook.

Sobre enchentes em áreas urbanas

Perde-se muito com enchentes que invadem a área urbana, uma vez que pessoas, empresas, animais e a própria natureza, sofrem com resultados que alteram não só a economia do país, mas também a saúde pública. Entre as principais consequências das enchentes destacam-se:

• Ameaça à saúde pública: A água proveniente de enchentes é contaminada e o contato com ela pode transmitir doenças diversas. Muitos casos de mortes por afogamento também são registrados.

As inundações aumentam os riscos de aquisição de doenças infecciosas transmitidas de água contaminadade através contato ou  ingestão, comoleptospirose, hepatite A, hepatite E, doenças diarreicas (Escherichia coli, Shigella, Salmonella) e, em menor grau,  febre tifóide e cólera. As chuvas, e não as inundações, podem também facilitar a ocorrência de dengue, uma vez que o acúmulo de água relativamente limpa em qualquer recipiente (vasos de plantas, latas, pneus velhos etc.) permite a proliferação do Aëdes aegypti. O controle desse mosquito também é fundamental para manter as cidades livres da  febre amarela, doença que não é transmitida nos centros urbanos desde 1942.

• Contaminação: Com a invasão da água da enchente nas casas, os alimentos que entram em contato com a água contaminada ficam inadequados para o consumo.

• Prejuízos Financeiros: Muitas casas são derrubadas ou interditadas, perdem-se móveis, alimentos, objetos e a atividade econômica é prejudicada.

É inegável que podemos ajudar no combate às enchentes com costumes simples, mas importantes. Jogar o lixo nos locais corretos, reciclar, respeitar os limites da natureza, verificar as licenças de sua moradia, cobrar as autoridades quanto às obrigações que cabem a elas e porque não compartilhar estes conselhos com todos, afinal os prejuízos de algumas atitudes afeta toda a população.

Com informações do site Pensamento Verde e do site CIVES da UFRJ

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários