ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Tabatinga-AM - O futebol tabatinguense do início da década de 70

29/2/2016, segunda-feira

Foto: Luiz Ataide (DOM BOSCO – 1975. Em pé da esquerda pra direita: Wilson, Góes, Peruanito, Paca,Lázaro, Alonso, Guerra, Joselí, Tostão. Agachados da esquerda pra direita: Pelaes, Tenis (com seu filho Juscelino), Alvarado, Sierra, Cambota, Amadeu e Sabá)

Que saudades do nosso bom futebol

Por:  Luiz Ataide

Vemos nossa cidade em completa letargia e abandono em termos de esportes, mais precisamente o futebol, ainda salvo por alguns abnegados esportista ou grupo de pessoas  que ainda amam o   ̎esporte rei   ̎, que independentes do poder público, não deixam o nosso moribundo futebol morrer de uma vez.

As iniciativas para formação de bons times surgiram durante a década de 50, por pessoas como o Seu Euzébio Cordeiro, que fundou a equipe do Brilhante Esporte Clube; Seu Mamerto Angulo, que fundou o poderoso Paissandu, Seu Pedro Gomes da Silva (Seu Pedro I) com o timaço do Penarol. Na vila Militar o célebre e inesquecível time da Companhia (7ª Cia. de Fronteira), comandada pelo entusiasta Tenente Almeida, equipes que fizeram história na fronteira, até o final da década de 60. Em 17.02.1972 esse autor funda a Liga Esportiva de Tabatinga, junto com outros desportista como Elodebar Ribeiro, Silvio Brito de Carvalho (Bibite), Antero Corrêa Vieira, entre outros, iniciando pela primeira vez um campeonato devidamente organizado. Os campos de futebol eram feitos pelos próprios jogadores nos fins de semana, no mutirão ou em horas de folga do trabalho, na base do machado, pá, terçado e enxada, eram homens, mulheres e crianças. Assim surgiram os campos de Dom Bosco no bairro de São Francisco; Cruzeiro, próximo ao atual mercado municipal (dos irmãos Zé e Paulo Parente); São Raimundo, também no bairro de São Francisco (dos irmãos Careca e Virgilio); Olaria atrás do Colégio Pedro Teixeira, além do campo do amante de futebol Seu Luiz Ferreira Tenazor (onde hoje está localizado o colégio Batista Regular-IBRET), os campos do CFSol, da Comara e o campinho de outro apaixonado por futebol Seu   ̎  Júlio Couro  ̎ , no bairro Ibirapuera.

A abertura do campeonato com o desfile das equipes na Rua Marechal Mallet, a rainha na frente portando a bandeira do time, atrás as bonitas guardas de honras, a diretoria e os jogadores. O torneio inicio e o campeonato, as torcidas na beira dos campos, as charangas, as bandeiras, o foguetório, as transmissões pelo boca-de-ferro com Ozires Clécio e Aluizio Cury. Os jogos eram aos domingos, pela manhã a rodada dos juvenis e a tarde dos maiores. O maior clássico era entre Dom Bosco e Palmeiras, times de maiores torcidas, as apostas corriam soltas. Todas aquelas manifestações esportivas ficaram no passado, foi um sonho que passou, que belas tardes de domingo. A administração militar com o intuito de urbanizar a cidade, passou o trator por cima dos campos abrindo ruas, foram loteados surgindo casas, desaparecendo os locais da prática do esporte e do lazer. Quando Tabatinga se tornou município em 1983, não tínhamos na cidade mais nenhum campo de futebol. Em 1985 o Prefeito Oscar Gomes da Silva, começou a construir o atual estádio, deixou reservada outra área para um campo, onde atualmente está localizado o onçódromo; de lá pra cá nenhum outro Prefeito teve a iniciativa em deixar reservado nos novos bairros que surgiram, locais para a pratica de esportes, não se preocupando com o futuro de nossa juventude,  somente  lembrada durante as campanhas eleitorais, depois esquecida.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários