ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Tabatinga-AM - Hoje, 13/2, dia de combate ao Aedes aegypti mobiliza efetivo de 18,8 mil militares no AM

13/2/2016, sábado

Foto: Cada um deve fazer a sua parte: 10 minutos por semana para eliminar os focos do mosquito salvam vidas wikipedia

A partir das 9h30, a Rádio Nacional do Alto Solimões também participou da mobilização de combate do transmissor da dengue, zíka e chikungunya

Kátia Franco – Repórter Solimões

Neste sábado, 13 de fevereiro, é o dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, febre chikungunya e zika vírus.

No Estado do Amazonas, a abertura do evento, foi na Vila Olímpica, em Manaus. A ação vai contar com a participação de aproximadamente 7.600 militares das Forças Armadas e 11.200 trabalhadores da saúde e de áreas afins, além de equipes voluntárias.

Em Tabatinga, a concentração foi no CFSOL 8º Bis, Comando de Fronteira, 8º Batalhão de Infantaria de Selva (CFSOL 8 BIS). Participaram militares do exército, marinha e aeronáutica, profissionais da área de saúde e comunicação. As atividades começaram às 8h.

A coordenadora da Rádio Nacional do Alto Solimões, emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em Tabatinga, Mislene Ferreira, reuniu toda a equipe da empresa no município, para fazer parte dessa ação. Na Rádio Nacional, a mobilização de combate ao mosquito Aedes aegypti, inicia as 9h30.

O governador José Melo e o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, participaram neste sábado (13/2), às da abertura do Dia nacional de combate, em Manaus. José Melo, ressaltou que a união dos governos Federal, Estadual e Municipal, das Forças Armadas e, principalmente, da população será o fator determinante no sucesso do Dia de Mobilização.

O secretário Pedro Elias destaca a importância da ação, que pretende, principalmente, conscientizar e orientar a população sobre o combate ao mosquito que, hoje, representa um risco triplo à saúde das pessoas.

No ano passado, segundo indicadores da Fundação de Vigilância em Saúde, o Amazonas registros 7.835 casos de dengue, com redução de 30,6% em relação ao ano anterior, quando foram notificados 11.300 casos da doença.

Em relação ao chikungunya, 2015 fechou com a notificação de 170 casos da doença. O balanço sobre o zika vírus, por sua vez, mostram 380 notificações feitas, neste ano, no Estado, sendo 25 confirmados, sete deles em gestantes.

Fonte: Rádio Nacional do Alto Solimões


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários