ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Tabatinga-AM - Acontecem as Olimpíadas Indígenas do Eware, na comunidade indígena de Belém do Solimões, até amanhã, 28/01

27/01/2016, quarta-feira

Fotos: Abertura Olimpíadas Indígenas // Competição de baladeiras // Otto Farias//EBC//CC

A cerimônia de abertura aconteceu no último sábado, 23/01

Otto Farias – Repórter Solimões

Tabatinga (AM) - Iniciou-se no Alto Solimões, no Amazonas, as Olimpíadas Indígenas do Eware, na comunidade indígena de Belém do Solimões, pertencente ao município de

A cerimônia de abertura aconteceu no último sábado, 23/01. Começou por volta das 19h30,  quando cada delegação entrou na quadra poliesportiva entoando o Hino Nacional Brasileiro na língua Ticuna.

O momento marcante foi quando artistas do evento acenderam tochas em cima da igreja da comunidade, chamando a atenção do público presente, que respondeu com aplausos.

No momento cultural, crianças entraram em cena para simular o surgimento dos povos indígenas do Alto Solimões, enaltecendo o Eware, o lugar sagrado para a nação Ticuna, o povo pescado.

O grupo musical Caboclos da Amazônia, de Belém do Solimões, encerraram o momento cultural apresentando o hino oficial do jogos.

A solenidade da abertura terminou às 21h com o cacique da comunidade dando boas vindas aos visitantes e aos atletas das 29 comunidades confirmadas.

As primeiras competições começaram domingo, 24/01, com as disputas de baladeira masculino, salto em distância masculino e feminino.

Nesse domingo passado 24/01, foi realizado também o primeiro dia de competições dos jogos. Seis modalidades foram disputadas. A primeira foi a final de Coquita, cujo vencedor foi Enir Marcos Lourenço, indígena da etnia Ticuna, da comunidade Asacaia, que conseguiu converter 462 vezes a parte oca da fruta da Coquita. Na modalidade feminina, a vencedora foi Silvana da Silva Balbina, índia da etnia Ticuna, residente da comunidade Santo Domingo II.

A categoria Salto a Distância teve 31 competidores. Fredy, da comunidade de Filadélfia, ficou em primeiro lugar na modalidade masculina. Na segunda colocação ficou Ronaldino, Ticuna da comunidade Santa Clara.

Na modalidade feminina, Tatiana foi a vencedora. A Ticuna de Belém do Solimões saltou 4,20 metros. Em segundo lugar ficou Geovana, moradora da comunidade de Palmares. Na terceira colocação ficou Sandra, indígena da comunidade de Santo Domingo II.

Outra modalidade que já tem seus vencedores definidos é a de Baladeira. O campeão foi Bruno, da etnia Kokama.

Durante o evento aconteceram também os jogos de Handebol. O Futsal masculino e feminino ainda estão na fase classificatória.

No período da noite do domingo, a programação foi a premiação dos vencedores da primeira etapa da competição. Teve apresentação do grupo Bünecü, vencedor do Terceiro Festival de Música da Rádio Nacional do Alto Solimões. A festividade se encerrou às 21 horas.

Ainda estão sendo realizados as competições de Arco e Flecha masculino, Zarabatana Masculino, 100 metros feminino eliminatória, Queda de Braço masculino, Racha Lenha, Duatlon, Canoagem, Cabo de Guerra e Maratona.

As Olimpíadas Indígenas do Eware vão até amanhã, quinta-feira, 28/01.

Fonte: Rádio Nacional do Alto Solimões

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários