ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Amazônia - Flores na floresta amazônica

tropical flowers image by Gary from Fotolia.com
Escrito por Kimberly Harris | Traduzido por Carolina Fiuza

A floresta amazônica cobre mais de 405 hectares de terreno e abriga mais de dez milhões de espécies de plantas, animais e insetos. Ela produz mais de 20% do oxigênio da terra. Mais da metade das plantas do mundo vivemem florestas tropicais. Muitas das plantas com flores encontradas na floresta amazônica desenvolveram adaptações únicas para garantir a sobrevivência.

Orquídeas

tropical flowers image by Gary from Fotolia.com
As orquídeas representam 8% de todas as flores encontradas no mundo todo. Os cientistasidentificarammais de dez mil espécies diferentes, e cerca de dez a 12 mil aindaprecisam de identificação. Mais de 70% das orquídeas são epífitas, que são plantas que crescem em um hospedeiro, como um parasita. No entanto, aocontrário dos parasitas, as epífitas nãoconsomemnenhum nutriente da planta hospedeira; elasrecebemseus nutrientes diretamente do ar, da chuva e do composto encontrado nos ramos da árvore. As orquídeas estão bem adaptadas à vida no dossel da floresta. Elas possuem raízes grandes que são capazes de absorver rapidamente a água e os nutrientes. Elas também possuem um sistema radicular secundário, permitindo a armazenagem de grandes quantidades de água para uso durante os períodos mais secos.

Bromélias

tropical flowers image by Gary from Fotolia.com
As bromélias são uma outra espécie de epífitas encontradas na floresta amazônica. Essas flores têmfolhasgrossas cerosas que se reúnem no centro e formamum tipo de estrutura parecida comumatigela que capta e armazena a água da chuva. Algumas das bromélias maiores podem armazenar vários litros de água e, por isso, outros animais e mesmo outras bromélias podem ser encontrados vivendo nessa água. Existem mais de 2.700 espécies diferentes de bromélias e elas podem ser encontradas vivendo em todas as camadas da floresta tropical.

Vitória-régia amazônica

tropical flowers image by Gary from Fotolia.com
As folhas da vitória-régiaamazônicapodemchegar a mais de 2 m de diâmetro e podem suportar o peso de um ser humano adulto. Essa flor desenvolveuuma forma única de garantir a sobrevivência da espécie. A flor, que pode ter 30 cm de largura e é do sexo feminino, produzumabela flor branca naprimeiranoite. Elaproduzumareação química que libera um aroma quente e atrai o escaravelho. Conforme o dia se aproxima, a flor se fecha, prendendo o besourolá dentro. No diaseguinte, ela se torna macho e, quando o besourotenta se libertar, ficacoberto de pólen. A flor passa a ser cor-de-rosa, o que não é atraente para o escaravelho, e quando se abre novamente à noite, o besouro voa para outra flor branca, iniciando o processonovamente.

Flores medicinais

tropical flowers image by Gary from Fotolia.com
Muitas flores na floresta amazônica provaram ter propriedades medicinais. Cerca de 70% das plantas identificadas como tendo características anticancerígenas pelo Instituto Nacional do Câncer dos EUA são encontradas apenas na floresta tropical. Algumasdessas flores são: clavillia, que é usada para matar vírus, bactérias, fungos e parasitas; tríliobranco, que pode ajudar a curar picadas de cobra, facilitar o parto e curar febres; e a dedaleira, que contémdigitalis, umasubstância usada para tratar problemas cardíacos.

Fonte: http://www.ehow.com.br/flores-floresta-amazonica-lista_54783/

Postar um comentário

0 Comentários