ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Notícia - 1º semestre de 2014 - Bandeiras tarifárias de energia elétrica entram em teste no Amazonas


O Sistema de Bandeiras Tarifárias da Agência Nacional de Energia Elétrica foi apresentada nesta quinta, 19, em Manaus durante o 1º Encontro de Consumidores da Eletrobras Amazonas Energia, que aconteceu no auditório da própria Amazonas Energia. A promoção foi do Conselho de Consumidores, formado por cinco entidades, com apoio da Associação Amazonense de Municípios.


A grande novidade é que as contas de energia terão novo modelo a partir de janeiro de 2015, atingindo consumidores residenciais, do comércio, indústria e claro municípios de todo o País.


Trata-se do Sistema de Bandeiras Tarifárias que, de acordo com o representante da Agência Nacional de Energia Elétrica, Gustavo Nery, entra em teste no Estado do Amazonas no primeiro semestre de 2014.


Nesse sistema, as bandeiras verde, amarela e vermelha indicarão se a energia custará mais ou menos, em função das condições de geração de eletricidade.


Para a representante dos consumidores de energia de residências, Neuda Lima, é fundamental que a população seja informada de forma maciça sobre o Sistema de Bandeiras Tarifárias.  "Precisamos entender esse processo para que os consumidores não saiam prejudicados, uma vez que a Aneel não vai indicar apenas uma bandeira na conta, mas poderá aumentar a conta de energia conforme a cor da mesma", declarou.


Para o representante da Associação Amazonense de Municípios e presidente do Conselho de Consumidores da Amazonas Energia, Beto Mafra, os gestores do interior do Amazonas buscam informações precisas sobre o novo sistema. "Além disso, precisamos rever as prioridades e investimentos porque o interior do Estado não consegue ser bem atendido e isso prejudica todos os setores da economia e do desenvolvimento social de nossos irmãos que estão fora da capital", destacou.


Para facilitar a compreensão das bandeiras tarifárias, desde junho 2013, o projeto está em teste no Brasil e agora se estenderá até o final de 2014.


Nesse contexto, a bandeira verde indica tarifa normal. Já a bandeira amarela indica sinal de alerta no consumo de energia e ainda acréscimo de R$ 0,015 por Kw/hora e a bandeira vermelha o aumento é de R$ 0,03 por Kw/hora.


Questionado pelo representante do Poder Público e diretor da Associação Amazonense de Municípios sobre as constantes faltas de energia em Manaus e nas demais cidades do Estado, o diretor da Amazonas Energia, Lúcio Fernandes, explicou que apesar dos constantes investimentos realizados pela empresa o alto número de ligações clandestinas prejudica a melhoria do fornecimento para o restante da população.


No encontro também foram debatidos o programa federal Luz Para Todos, a revisão das tarifas e novos projetos para o setor.


 


Press Comunicação Estratégica

 

Postar um comentário

0 Comentários