Saiba mais detalhes: Polícia peruana desmantelou a gangue criminosa "Los miserables de Santa Rosa"

Foto: Divulgação 

 

21/12/2021, terça-feira 

 

De Blog Jambo Verde 

 

A polícia desmantelou a gangue criminosa "Los miserables de Santa Rosa" 

 

Composto por quatro brasileiros, um peruano e dois policiais que trabalham no posto de fronteira "Santa Rosa" 

 

Em 17 de dezembro de 2021, foi desmontada a quadrilha criminosa "Los Miseráveis de Santa Rosa", formada por três cidadãos brasileiros e um peruano, supostos autores do crime contra o patrimônio, assalto à mão armada agravada e crime contra a vida, corpo e saúde, homicídio por projétil de arma de fogo, em prejuízo do S3 PNP Sergio Gabriel Rengifo Aspajo. 

 

A polícia encontrou em seu poder o celular de seu irmão gêmeo, também envolvido no assalto à mão armada ao banco e que não se encontrava mais em território peruano, pois, conforme informou o detido, seu irmão havia escapado após o assalto. 

 

No celular, os investigadores encontraram conversas nas quais ele menciona um policial que teria ajudado a dar informações precisas sobre o horário em que a polícia não estaria mais (no Banco). Porém, não disseram que uma patrulha iria partir depois desse horário, levando ao confronto. 

 

O detido assegurou que este policial seria o S3 PNP Aaron Romer Arribasplata, que ao final do seu serviço no Banco de la Nación, (pois é de se notar que o serviço sempre foi realizado nas horas "mortas"), foi estabelecido na esquadra E, segundo o detido Samuel Flores Oliveira, informou aos criminosos que já não havia polícias, pois iam sair às 6h30. 

 

Após a agressão ter sido registrada no último fim de semana contra o Banco de la Nación de La Isla Santa Rosa, no decorrer das investigações, policiais voltaram ao local dos fatos, conseguindo prendê-lo dentro de sua casa, graças às informações fornecidas por uma pessoa, cuja identidade será mantida em sigilo, à pessoa de Samuel Flores Oliveira (18), natural de Letícia, Colômbia, domiciliado no porto de Santa Rosa, centro da cidade de Isla Santa Rosa. 

 

Atrasado para a operação, sabendo desse e de outros detalhes o detido. A quadrilha criminosa não mencionou que um grupo de agentes sairia ao término do serviço prestado, ocorrendo os fatos mencionados. 

 

Da mesma forma, por outro lado, no celular apreendido, na bandeja de contatos, o número 910 ..., número do celular do S3 PNP Freddy Cachique Sinarahua, e uma curiosa conversa em 7 de dezembro de 2021 com o irmão gêmeo do detido foi encontrado: Rafael Flores Oliveira (18), agora foragido. 

 

S3 PNP Freddy Cachique escreveu o seguinte ao fugitivo: "Positivo. Mas foram os do Dirandro que venderam o mercado"; conversas que, aparentemente, teriam a ver com a última intervenção do Dirandro de Santa Rosa, que apreendeu 32 quilos de drogas, em 7 de dezembro de 2021. 

 

Diante da prisão do suboficial, e presumindo-se que mais um policial estaria envolvido, segundo a versão do detento, seus colegas desses maus policiais pediram aos envolvidos que deixassem seus celulares na guarita de prevenção, enquanto tomavam afastado realizou o processo. 

 

Por volta das 13h20 do dia 18 de dezembro de 2021, para o celular S3 PNP Freddy Cachique Sinarahua atendeu ao chamado do fugitivo Rafael Flores Oliveira (18), mais de 10 ligações, o criminoso querendo se comunicar com insistência com o S3 PNP Freddy Cachique, tendo também conversas comprometedoras: "Se meu irmão não sair, aí vai ser conduzido contra a esquadra, porque Cachique está bem armado "; motivo pelo qual também ordenaram sua prisão para que fossem investigados os fatos. 

 

Todos estes fatos foram comunicados ao representante do Ministério Público, advogado Demeterio Víctor Astorga García, procurador adjunto, da Promotoria Provincial de Criminalidade Corporativa de Mariscal Ramón Castilla, para que possa prosseguir com as investigações nos termos da lei. 

 

Enquanto isso, Samuel Flores Oliveira (18) Moisés López Do Santos (22), Marcelo Curico Pérez (22), Víctor Gabriel Araujo Mariano (18), todos brasileiros. Carlos Leoncio Sangama Curico (23), peruano, e S3 PNP Aron Franchito Romero Arribasplata e S3 PNP Freddy Cachique Sinarahua, foram detidos por serem supostos cúmplices e participantes de um crime contra a propriedade, roubo à mão armada com agravante e crime contra a vida, corpo e saúde, homicídio por projétil de arma de fogo, em prejuízo do S3, PNP Sergio Gabriel Rengifo Aspajo, ocorrido no centro da vila de Isla Santa Rosa. (C. Ampuero) 

 

Via Diariodelaregion 

 

Seja o primeiro a comentar 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem