ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

Desastres climáticos: como agir antes, durante e depois

Foto: Divulgação 

 

09/08/2021, segunda-feira 

 

Em muitas partes do mundo, catástrofes relacionadas ao clima estão ficando cada vez mais frequentes e intensas. Os primeiros 20 anos do século 21 foram marcados por um aumento "impressionante" dos desastres climáticos, segundo um novo relatório do Escritório da ONU sobre Redução de Risco de Desastres.[1] De acordo com esse documento, houve 7.348 desastres em todo o mundo nas últimas duas décadas.  

 

No começo de 2020, por exemplo, fortes chuvas causaram grandes inundações no Brasil. Mais de 60 pessoas perderam suas vidas.[2][3] Grandes incêndios no Pantanal Mato-Grossense e na região amazônica causaram danos devastadores. E em 2021, enchentes históricas têm afetado muitos países, como Alemanha, Bélgica, China e Holanda. 

 

Ações que podem ajudar quando enfrentarmos desastres climáticos: 

 

Antes: Prepare-se para agir rapidamente.  

O que a Bíblia diz: "Quem é prudente vê o perigo e se esconde, mas os inexperientes vão em frente e sofrem as consequências." — Provérbios 22:3.  

Explicação: Tente saber quais desastres poderiam acontecer em sua região para que você possa agir rapidamente e proteger sua família. 

 

Durante: Concentre-se no que é mais importante.  

O que a Bíblia diz: "Mesmo quando alguém tem abundância, sua vida não vem das coisas que possui." — Lucas 12:15. 

Explicação: A vida é mais importante do que bens materiais. 

 

Depois: Viva um dia de cada vez.  

O que a Bíblia diz: "Nunca fiquem ansiosos por causa do amanhã, pois o amanhã terá suas próprias ansiedades." — Mateus 6:34.  

Explicação: Prepare-se, mas não fique extremamente preocupado a ponto de ficar paralisado. 

 

Veja mais dicas práticas sobre esse assunto no site JW.ORG: Desastres climáticos: será que a Bíblia pode ajudar as vítimas? 

 

Porta-voz local das Testemunhas de Jeová:  

Alex Gonçalves Brito 

 

Seja o primeiro a comentar 

Postar um comentário

0 Comentários