ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

28/03: 33 anos do massacre de 14 índios Ticunas na comunidade de Capacete

Foto: Reprodução/Vídeo divulgação da Prefeitura de Benjamin Constant 

29/03/2021, segunda-feira 

Ontem, domingo (28/03), completou 33 anos do massacre de 14 índios Ticunas na comunidade de Capacete, comunidade indígena pertencente à Benjamin Constant.  

Em virtude desta data a Prefeitura de Benjamin Constant publicou a seguinte nota junto com um vídeo muito comovente: 

Há  exatos  33  anos,  no  dia  28  de  março  de  1988,  acontecia  o  "Massacre  do Capacete",  quando  um  grupo  de  Ticunas  foi  cruelmente  assassinado.    É  uma data  que  jamais  será  esquecida  aqui  em  Benjamin  Constant.   Esse  triste  episódio da  nossa  história  sempre  será  lembrado  como  um  dia  de  reflexão  e  de  luta  pela causa  indígena.    A  Administração  Municipal  presta  sua  homenagem  e solidariedade  a  todos  que  perderam  suas  vidas  nesse  massacre,  seus  familiares e  descendentes.    Nossa  alma  é  indígena,  e  temos  o  dever  de  valorizar  cada  vez mais  esse  povo  que  é  a  essência  do  nosso  município.    Que  o  dia  28  de março possa  se transformar  em  uma data  de esperança para toda a população  indígena e  não  indígena  de  Benjamin  Constant. 

Um indígena da etnia Ticuna, não identificado, publicou em rede social um relato surpreendente sobre o assunto e contando com detalhes o acontecido. Veja abaixo: 

O Dia mais triste e sangrenta que aconteceu  com os Ticuna no dia 28 de Março de 1988 num lugar um pouco mais acima do igarapé Capacete e mais um pouquinho abaixo da escola Municipal Capacete no município de Benjamin Constant/AM. Morreram somente 14 pessoas assassinadas a tiros porque os assassinos conseguiram somente estes, que estavam no caminho. O restante conseguiram entrar na casinha de minha mãe porque na época a demarcação iria passar nesse lugar por isso moravam lá. Os outros conseguiram fugir para o mato e outros pularam no Rio, outros se esconderam debaixo de troncos de árvores e dentro de um poço que havia por perto. Os dois garotinhos na epoca com 5 aninhos (Alan Flores, meu irmão  e Batista, hoje professor em São Leopoldo) fugiram para o mato e passaram três dias escondidos, segundo eles nadaram porque era tempo de cheia como hoje. Os que ficaram na casinha pularam um em cima dos outros parecia sardinha enlatado segundo o comentário de minha mãe, Levina Ricardo, já falecida. Os criminosos não atearam fogo na casinha porque a minha mãe  implorou, gritou com eles (assassinos) para q não fizessem  isso. Caso contrario seriam assassinados mais centenas de Ticuna. Os assassinos conseguiram    matar os ticuna como capivara covardemente aqueles que estavam nadando no rio, o Cacique Natalino foi baleado com muitos tiros pois ele era o mais procurado dos assassinos. Triste história. Muitos pegaram tiros mas conseguiram fugir. E tem algubs vivos como o professor Guilherme Servalho, Palu Ramos Lopes, e outros.O então professor Constatino Ramos Lopes  ficou debaixo de um tronco de árvores por isso escapou. Ele dizia que os tiros passavam por cima dele. Que esta data não seja lembrada somente pela crueldade ocorrida e pelos assassinos que até hoje estão soltos. Muitos ja morreram (assassinos) mas essa história ficou impune. Porque todos estão soltos. No entanto este dia marcou um dia difícil e triste para nós Ticuna. Esperamos que está historia não se repita. Por tanto para lembramos deste dia. Através de estudantes indígenas da INC/ UFAM BC, lideraderado pelo jovem Sandro Flores especificamente Sandro em homenagem ao masacre e de sua vô que não permitiu que ateasssm fogo  se empenhou para q este dia seja reconhecida legalmente  e feriado. Fez mobilização através de audiencia publica na Câmara de Benjamin Constant, demorou mas, foi aprovado como feriado pela Câmara e chancelado pelo Prefeito atual do município por isso hoje é o dia da Consciência e Luta Ticuna.  Esta parte da minha fala não consta no livro denominado "A minha lágrima é uma só". Assim vamos seguindo na luta. Viva todos os parentes.🥲🥲🥲👏👏👏🤝🤝🤝🤝👍👍👍💪💪💪🏹🏹🏹 

Seja o primeiro a comentar 

Postar um comentário

0 Comentários