Foto:
Bocas e Notícias
20/02/2020,
quinta-feira
Tabatinga
(AM) - Convocamos a população para que sejam voluntários para doação de sangue,
pois, o Hospital de Guarnição de Tabatinga encontra-se com baixo estoque.
Necessitando de doação voluntária de urgência. O voluntário deverá comparecer
ao banco de sangue do HGuT das 7 às 12hs de segunda a sexta feira.
-> Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.
->Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.
->O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.
● Os requisitos para doar sangue é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:
->Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.
->Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
->Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
>A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulher.
->O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
● Quais são os impedimentos temporários para doar sangue?
->Gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;
->Período gestacional;
->Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;
->Amamentação: até 12 meses após o parto;
Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
->Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);
->Extração dentária: 72 horas;
Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses;
->Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses;
->Transfusão de sangue: 1 ano;
->Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;
->Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses;
->Ter sido exposto a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).
● Quais são os impedimentos definitivos para doar sangue?
->Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade;
-> Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
-> Uso de drogas ilícitas injetáveis;
-> Malária.
Seja
o primeiro a comentar