ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

"Um insulto à Pátria esse protesto" diz Saul do bloqueio da fronteira, ontem, quinta-feira, 18/01

19/01/2017, sexta-feira

Foto: Divulgação/PMTBT

O prefeito Saul se posicionou e mostrou os motivos da cobrança

Tabatinga (AM) – Referente ao ocorrido ontem, quinta-feira dia (18/01), das 8h às 11h da manhã, aonde os colombianos proprietários de tuk tuk´s, caminhões e kombis fecharam a fronteira, aonde não podia sair e nem entrar na Colômbia, em entrevista ao radialista Lino Marinho, o Prefeito Saul Nunes Bemerguy esclareceu, a respeito da polêmica que causou o protesto. 

O prefeito disse estar surpreso com a reivindicação dos vizinhos colombianos, fechando a fronteira, em protesto as medidas tomadas pela gestão municipal, pois salientou estar protegendo os trabalhadores brasileiros, em especial os taxistas e moto-taxistas, pois os mesmos pagam seus tributos e não desobedecem as ordens do país vizinho. Logo, em seu direito, ficam pressionando o setor público por ficarem sem mercado, pelo fato de os taxistas e tuk tuk circularem aqui na cidade e levarem os passageiros brasileiros para Letícia-Colômbia.

Discorreu que vai reunir junto ao poder público colombiano para organizar as agências turísticas, para que as pessoas que ganham com o turismo local paguem uma taxa para a nossa cidade, pois a cidade de Letícia cobra taxas de turismo dos brasileiros no aeroporto quando retornam de viagens da Colômbia. Esclareceu que a taxa cobrada será aplicada somente aquelas pessoas que trabalham com turismo, cujas serão cadastradas, e a taxa é mensal e é de aproximadamente vinte e sete reais (R$ 27,00), um valor simbólico, que será utilizado para a manutenção das vias e melhorias da cidade, para proporcionar uma cidade melhor para todos os habitantes e visitantes. A taxa cobrada não é para a população colombiana e sim para esses tipos de transportes comerciais. E que está sendo regulamentada uma Lei já existente, para que as pessoas que vendem o nosso turismo paguem essa taxa e também sejam proibidos de levarem os passageiros daqui.

Esclareceu que os caminhões de transporte de carga pesada utilizam nossas vias extraviando, causando sujeiras, quebrando os canteiros centrais da avenida ao fazer os retornos, e simplesmente retornam sem deixar nada no município a não ser prejuízos, gerando custo de aproximadamente R$ 26.000 (vinte e seis mil reais) mensais.

Falou em sua conversa com o prefeito e governador da Colômbia, que achou um insulto à Pátria [Brasil] esse protesto! Pois tratou-se de um interesse político de alguns candidatos a vereadores da Colômbia. Pois o povo leticiano e o povo brasileiro não merecem isso, o povo leticiano é amigo do povo brasileiro. Todos nós somos amigos. Pois a discussão trata-se do povo que esta fazendo comércio aqui e lá. E que se não for tomada nenhuma medida, logo os colombianos tomarão conta do nosso comércio local de transporte e turismo.

O Prefeito disse ainda: “Eu tenho que proteger o povo brasileiro! É minha missão e obrigação! Defender sem ter que brigar com ninguém! Já venho a seis meses tendo diálogos a respeito do assunto. E agora, que se aproxima a época de campanha, alguns políticos querem se promover através disso. Não estou fazendo nada de errado, pois estamos regulamentando uma Lei que já existia, através do Poder Legislativo. Um prefeito é igual um pai de família, ele tem que olhar pelos seus filhos. No caso de gestor, tenho que defender a minha população. Não vou penalizar o povo brasileiro, e nem escravizar o povo colombiano! Só queremos igualdade para todos! Porque somos irmãos! E o vereador, o prefeito e o governador são nada mais que empregados do povo! Sou ciente da minha missão e sei que tenho que atender a minha comunidade e respeitar aos demais! A soberania de cada país é importante! E não precisamos estar fechando fronteiras! E estamos conversando com as autoridades políticas para entrar num denominador comum para que todos sejam beneficiados!” 

Finalizou saudando ao povo tabatinguense, e aos irmãos colombianos e peruanos! E esclareceu não estar contra o povo e sim querendo melhorar o segmento turístico e a questão econômica do nosso município. E estar cumprindo com sua obrigação de estar olhando pelo seu povo!

A maioria dos tabatinguenses, conforme pesquisa em rede social, confirmaram que são favoráveis à cobrança aos colombianos pela utilização de nossa cidade para fazerem seus negócios, inclusive Otávio Souza, que em seu programa hoje, sexta-feira dia (19/01), também se declarou oficialmente a favor.

Com informações da assessoria do SECOM da Prefeitura de Tabatinga

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários