#Tabatinga-AM - Desfile de 7 de Setembro atrai cerca de 6 mil pessoas para a Avenida da Amizade

08/09/2017, sexta-feira

Fotos: Carlos Gossel

Tabatinga (AM) – Ontem, quinta-feira dia (07/09) com cerca de 6.000 pessoas presentes, em um dia de calor nos 30c foi realizado o evento de comemoração ao dia 7 de Setembro, a Independência do Brasil, em Tabatinga (AM), na Avenida da Amizade, em frente à Prefeitura de Tabatinga, no Centro de Tabatinga, com hasteamento dos pavilhões e desfiles de escolas, organização não-governamentais e militares do Brasil, Colômbia e Peru.

Estiveram presentes no evento além do sr. Prefeito, Saul Bemerguy, e o vice-prefeito, Plínio Souza, autoridades militares nacionais e internacionais, e eclesiástica.

Iniciando-se às 7h40min com o hasteamento dos pavilhões do Brasil, do Estado do Amazonas e de Tabatinga, pelo prefeito Saul Bemerguy e demais autoridades, com o Hino nacional sendo executado pela Banda do CFSol/8ºBIS. Após, foi executado o Hino do Estado do Amazonas, gravado, já em palanque, com a presença de alunos da Escola Municipal Jôciedes Andrades.

O Prefeito Saul Bemerguy fez revista às tropas em carro aberto com autoridades do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Aeronáutica e Polícia Militar.

Os desfiles das escolas estaduais e municipais, urbanas e rural, e também indígenas, instituições educativas e movimentos educacionais iniciaram às 8h30min, juntamente com suas fanfarras.

Desfilaram também o Exército colombiano, peruano e brasileiro, Polícia Nacional da Colômbia com sua cavalaria, Militares da Reserva do Exército Brasileiro, Projeto Social da Polícia Militar Guarda Mirim, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros de Aeródromo, Brigada Florestal, Guarda Civi. Municipal, Marinha do Brasil, Aeronáutica e Escola Militar.

Os destaques do desfile foram a cavalaria da Polícia Nacional da Colômbia e a Frota de veículos do Exército Brasil.

O desfile dos militares encerrou às 12h10min com a Banda do CFSol/8º BIS.

Mais uma vez a tríplice fronteira demonstra a amizade e a integração vivenciada na região através da participação de outros países no evento.

Houve reclamação por parte da plateia pelo som alto de uma discoteca e um estabelecimento, pois estavam mais altos que as fanfarras que se encontravam desfilando.

Houve relato de alunos desmaiando por causa do sol forte. Pais de alunos reclamaram que seus filhos chegaram muito cedo e não aguentaram o sol forte e a demora para desfilar com até cinco hora e meia de espera para desfilar.

Houve reclamação por parte de educadores e cidadãos pela não realização do desfile do dia 5 de Setembro, de Elevação do Amazonas à Provìncia, que era tradicionalmente feito para o desfile das escolas “complicando” segundo o comentário dos mesmos, o desfile no dia 7 de setembro.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem