Foto: Divulgação
Apenas hoje, até o final do dia, 32
brasileiros vão morrer por suicídio. A questão é de saúde pública, nove em cada
dez destas mortes poderiam ser evitadas, pois a pessoa passava por um
transtorno mental naquele momento e não recebeu ajuda a tempo. Falar, quebrar
tabus, superar estigmas e senso comum, alertar a população e conscientizar são
tarefas cotidianas, mas, neste mês, ganham sentido especial: é o Setembro
Amarelo, movimento para prevenção do suicídio.
“Doe um minuto, mude uma vida”. O tema da
Associação Internacional de Prevenção do Suicídio (IASP) deste ano para o 10 de
setembro, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, visa sensibilizar e
conscientizar a população sobre os altos índices de suicídio no mundo e que
essas mortes podem ser prevenidas. Segundo a entidade, há 25 vezes mais
tentativas. São 830 brasileiros que buscam a morte todos os dias, o que dá uma
média de uma pessoa a cada dois minutos.
Como parte das atividades deste ano, o CVV
promoveu o IV debate Abordagem Responsável do Suicídio na Mídia. Porto Alegre
foi a capital escolhida para o evento, já que das 20 cidades com maior número
de suicídios no Brasil, 11 estão no Rio Grande do Sul. O presidente do CVV,
Robert Paris, defendeu a necessidade de se quebrar o tabu de que falar sobre
suicídio na mídia agrava o problema ou mesmo estimula. “Falar salva, mas é
preciso falar seriamente. A boa mídia informa sobre a complexidade do fenômeno.
Todo suicídio é, em geral, uma história de muito sofrimento”, observou.
O editor-chefe do Diário Gaúcho, Carlos
Etchichury, lembrou que mil pessoas morrem no estado todos os anos por
suicídio. Para ele, entre abordar mal o assunto e o silêncio, é preferível este
caminho, pois o tema exige responsabilidade e, as pessoas, respeito. “O limite
é sempre esse. Falar com respeito, evitar expor as pessoas, a família”,
destacou.
O professor Juremir Mavhadi, também
articulista do Correio do Povo, observou que o senso comum é o da não
divulgação do suicídio pela mídia. “Penso que os jornalistas acham que estão
fazendo o certo, mas estão mal informados”. Os manuais, inclusive o da
Organização Mundial de Saúde, que tratam do como a mídia deve abordar o
suicídio, foram destacados pelos participantes. Entre as recomendações, evitar
sensacionalismo, não abordar métodos e não glamourizar.
E consenso que falar é a melhor solução.
Muitas mortes poderiam ser evitadas se a informação de que se pode pedir ajuda
e dividir o que se sente com alguém fossem disseminadas. É isto que a campanha
Setembro Amarelo quer. Participe! Vista amarelo, ajuda na iluminação de
prédios, ruas, use o laço símbolo da campanha, converse com amigos, familiares
e, se precisar, entre em contato conosco pelo cvv.org.br.
Eixo Comunicação
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