ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Saúde - Fatores de risco e sintomas do infarto

03/01/2017, terça-feira

Foto: Reprodução vídeo do site Minha Vida

Continuando publicaremos hoje mais sobre o infarto, os fatores de risco e os seus sintomas. Esse é um assunto muito importante para sua saúde.

REVISADO POR
CARDIOLOGIA - CRM 118535/SP
ESPECIALISTA MINHA VIDA

Fatores de risco de infarto incluem:

Idade: homens acima dos 45 anos e mulheres com 55 anos ou mais tem maior propensão ao infarto
Colesterol elevado
Diabetes
Histórico familiar de infarto
Estresse
Uso de drogas ilegais estimulantes, como cocaína.

Sintomas de Infarto

A dor do infarto pode ser típica ou atípica. A dor típica tem como características ser no meio do peito, em aperto, espalhando para o braço esquerdo, acompanhada de sudorese, náusea e palidez cutânea. Casos de dor atípica podem ser mais difíceis de caracterizar. Em geral se diz que a dor do infarto pode se alojar em qualquer local entre o lábio inferior e a cicatriz umbilical. As características do infarto em mulheres são muito menos típicas, com queixas de queimação ou agulhadas no peito ou ainda falta de ar sem dor. Qualquer dor nessas regiões que se mantêm por mais de 20 minutos deve ser investigada e considerada doença grave, especialmente se associada aos seguintes sintomas:

Vômitos
Suor frio
Fraqueza Intensa
Falta de ar
Sensação de ansiedade
Desmaio, tontura ou vertigem.

Nem todas as pessoas que tem um infarto sofrem os mesmo sintomas ou os mesmos danos ao coração. Muitos infartos não são graves nem dramáticos, podendo não apresentar sintomas ou sinais pouco específicos, como dor no queixo.

O infarto pode ocorrer a qualquer momento – no trabalho, praticando exercícios ou mesmo descansando. Algumas vezes ele é súbito, em outras leva horas para a pessoa perceber que está com algum problema. Em alguns casos, pode levar dias até que o paciente note uma dor mais forte ou alteração. Mas o que geralmente acontece é que algum sintoma mais leve é ignorado até a piora do quadro, quando paciente procura ajuda médica.

É muito comum confundir o infarto com uma parada cardíaca – ou seja, dizer que o infarto só acontece quando o coração subitamente para de bater. Parada cardíaca súbita ocorre quando um distúrbio elétrico no coração interrompe sua ação de bombeamento e faz o sangue parar de fluir para o resto do seu corpo. Um infarto pode levar a uma parada cardíaca, mas não são sinônimos.

Fonte: Site Minha Vida

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários