ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Tabatinga-AM - Primeira morte com suspeita de Zika Vírus em Tabatinga (AM)

20/2/2016, sábado

Foto: revelacaofinal.com

Tabatinga (AM) – Confirmada no dia (17/2), quarta-feira passada, a primeira morte de um adolescente com suspeita do Zika Vírus e Síndrome de Guillain Barré, no Hospital de Guarnição de Tabatinga – HGuT, em Tabatinga (AM). A amostra do sangue do adolescente foi encaminhada a Manaus para realização de exame específico. O exame específico ainda não está sendo realizado em Tabatinga “Lafron”. Casos de suspeita serão enviados à Manaus (AM), 1.108 Km de distância de Tabatinga.

Trinta casos de Zika Vírus também foram confirmados em Letícia, cidade colombiana que faz fronteira terrestre com Tabatinga (AM), e as amostras coletadas em Letícia foram enviadas à Bogotá e o resultado sairá em 15 dias.

Tabatinga, no Amazonas, faz parte de uma tríplice fronteira, Brasil, Colômbia e Peru, e onde o fluxo de pessoas entre os países é constante. Tabatinga (AM) possui fronteira terrestre com a Colômbia e com o Peru possui fronteira fluvial através do Rio Solimões.

Nenhuma entidade da Saúde em Tabatinga (AM) ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Fonte: Proerd/JAG

O que é Zika Vírus?

Zika Vírus é uma infecção causada pelo vírus ZIKV, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue da febre chikungunya. O vírus Zika teve sua primeira aparição registrada em 1947, quando foi encontrado em macacos da Floresta Zika, em Uganda. Entretanto, somente em 1954 os primeiros seres humanos foram contaminados, na Nigéria. O vírus Zika atingiu a Oceania em 2007 e a França no ano de 2013. O Brasil notificou os primeiros casos de Zika vírus em 2015, no Rio Grande do Norte e na Bahia.

Causas

O contágio do vírus ZIKV se dá pelo mosquito que, após picar alguém contaminado, pode transportar o ZIKV durante toda a sua vida, transmitindo a doença para uma população que não possui anticorpos contra ele.

O ciclo de transmissão ocorre do seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas. O Aedes aegypti procria em velocidade prodigiosa e o mosquito adulto vive em média 45 dias. Uma vez que o indivíduo é picado, demora no geral de 3 a 12 dias para o Zika vírus causar sintomas.

Sintomas de Zika Vírus

Os sinais de infecção pelo Zika vírus são parecidos com os sintomas da dengue, e começam de 3 a 12 dias após a picada do mosquito. Os sintomas de Zika Vírus são:

Febre baixa (entre 37,8 e 38,5 graus)
Dor nas articulações (artralgia), mais frequentemente nas articulações das mãos e pés, com possível inchaço
Dor muscular (mialgia)
Dor de cabeça e atrás dos olhos
Erupções cutâneas (exantemas), acompanhadas de coceira. Podem afetar o rosto, o tronco e alcançar membros periféricos, como mãos e pés.
Sintomas mais raros de infecção pelo Zika vírus incluem:
Constipação
Pequenas úlceras na mucosa oral.

Fonte: Site Minha Vida www.minhavida.com.br

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários