ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Tabatinga-AM - Cidade colombiana de Letícia tem 69 casos de Zika confirmados

25/2/2016, quinta-feira

Foto: Site Prefeitura de Tabatinga (AM)/ Zika zero em TBTwww.tabatinga.am.gov.br

O município faz fronteira com Tabatinga, no Amazonas.

Tabatinga (AM) - Vizinha à cidade de Tabatinga, no Amazonas, Letícia, na Colômbia, que faz fronteira por via terrestre, tem confirmados 69 casos possíveis de contaminação pelo vírus zika e dois de febre chikungunya, ambos transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti.

Os primeiros casos registrados na fronteira são de pessoas que estiveram na costa colombiana, nas cidades de Barranquilla, Cartagena e Santa Marta, segundo informações da Secretaria de Saúde de Letícia.

Os dados são do mês de janeiro de 2016. De acordo com a diretora de Saúde em Letícia, Yeimy Duque Ocampo, dos 69 casos de zika, 15 são em pacientes considerados de risco, como gestantes, crianças menores de 1 ano e idosos.
Yeimy Ocampo também explicou que tratamento dos pacientes é similar ao da dengue, com o uso de medicamentos para controle da febre, além da recomendação de repouso e do consumo de muito líquido.

A médica disse ainda que as secretarias de saúde de Letícia e de Tabatinga estão trabalhando em parceria para combater o mosquito da Aedes Aegypti, e destacou que na próxima segunda, dia 29, começa um trabalho de conscientização nas casas que estão na linha fronteiriça.

Fonte: Rádio Nacional do Alto Solimões

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários