ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Tabatinga-AM - O valoroso Hospital de Guarnição de Tabatinga

10/09/2015, quinta-feira

Foto: Ana Carolina Neira – Clipping.me

O HGuTab, ainda continua, o primeiro e único hospital de Tabatinga, o qual serve para militares e civis na região da tríplice fronteira. E até hoje nenhum governo, estadual ou federal, criou um hospital com tal capacidade para o cidadão brasileiro que mora em nossa cidade e região igual ao HGuTab, pois a saúde no Alto Solimões ainda se encontra precária.

O atual diretor do Hospital de Guarnição de Tabatinga é José Pires de Carvalho Sobrinho Segundo – Tenente Coronel. O HGuTab já teve o total de vinte diretores desde 1970, sendo que o primeiro foi Caleb Ribeiro de Souza – Major Médico.

Missão

A missão do Hospital de Guarnição de Tabatinga é apoiar as organizações militares da Guarnição de Tabatinga e prestar atendimento médico-hospitalar e odontológico à família militar.

Para o cumprimento de sua missão, a Unidade dispõe de pessoal altamente qualificado, que busca atualização freqüente nos maiores centros de referência em ciências da saúde do país.

Irmanados no sentimento da necessidade do apoio de saúde, os integrantes do Hospital realizam um esforço conjunto, dedicados ao trabalho diuturno para superar as grandes limitações impostas pelos parcos recursos econômicos e pelo ambiente hostil da selva.

Soldados de saúde, fiéis servos da Medicina, não medem esforços para a preservação da higidez do homem.
Objetivo

O objetivo é ser o guardião da Saúde no Alto Solimões prestando apoio aos militares, a família militar e toda a população do Alto Solimões.

Histórico

O Hospital de Guarnição de Tabatinga foi criado pelo Decreto nº 66.510, de 28 de abril de 1970, no município de Benjamin Constant, próximo desta sede, tendo iniciado suas atividades em 1º de julho do mesmo ano.

Foi transferido para a cidade de Tabatinga-AM em 10 de julho de 1982, mas só obteve autonomia administrativa em 1º de janeiro de 1987.

Como OMS integrante do convênio 700.600/1982 CMA/SUS, passou a atender a população civil em geral, e recebeu recursos para ampliar suas instalações, cuja primeira etapa foi inaugurada em 22 de novembro de 1989.

Hoje constitui-se na Unidade Hospitalar de referência para toda a vasta região Amazônica do Alto Solimões, particularmente para a cidade de Tabatinga, fronteiriça entre Brasil, Peru e Colômbia, banhada pelo rio Solimões e localizada junto à cidade de Letícia na Colômbia, ambas com características semelhantes, existindo entre os dois povos uma convivência totalmente amistosa.

O HGuTab já chegou a atender 190 mil pessoas além de sua capacidade, conforme O Repórter do Futuro www.reporterdofuturo.com.br. A pesar da criação da UPA – Unidade de Pronto Atendimento de Tabatinga os procedimentos mais complicados como operações e atendimentos a pacientes ainda estão sendo feitos no HGuTab.

Com informações do site do HGuTab http://www.hgut.eb.mil.br/

Postar um comentário

0 Comentários