26/08/2015, quarta-feira
Fotos: 1 - Site do TRE/ 2 - Arquivo pessoal
A Irmã Nenê saiu de Coari e se mudou para Tabatinga há mais de 20 anos, onde se casou e teve três filhos. Conheça na entrevista do mês um pouco mais sobre a história e o trabalho da vereadora Aldenizia Souza Cordovil, a Irmã Nenê
"Sou de uma família tradicional de políticos coarienses, decidi entrar na política em Tabatinga, pois acredito numa sociedade melhor e mais digna a cada dia" (Ir. Nenê)
Filiada ao PR. Com 817 votos, foi eleita a vereadora mais votada nas eleições de 2008 garantindo seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Tabatinga e em 2012 foi reeleita como a única representante feminina no legislativo municipal. Mas foi em 2000 que ela deu início a vida política. "Fui convidada várias vezes e resolvi aceitar, pois tinha várias ideias, queria contribuir para o crescimento da cidade e também para ser a "voz do povo" no legislativo municipal", afirma.
Aldenizia Souza Cordovil nasceu em Coari/Am no dia 28 de outubro de 1975. "Minha infância em Coari foi maravilhosa, tinha muita liberdade para ser criança, com muito amor e dedicação de meus pais por mim", relembra. Seu pai Freitas Ferreira Cordovil foi um influente vereador na cidade de Coari e sua mãe Deusdete Souza Cordovil foi seu braço direito, seus pais tiveram nove filhos.
Irmã Nenê sempre foi uma mulher apegada à família. Sempre gostou de ter os filhos e o marido por perto. Casada há 20 anos com o empresário Edilson Gurgel com quem tem três filhos: Edilson Júnior (17), Pâmela Sara (13) e Poliana (9). "Conheci meu esposo assim que cheguei a Tabatinga, na verdade chegamos no mesmo mês e em oito meses nós casamos" afirma.
Com popularidade e boa aceitação, Irmã Nenê foi convidada a trabalhar junto ao governo municipal, aceitando o convite para atuar como Secretaria Municipal de Turismo, onde permaneceu por um ano e depois retornando ao legislativo municipal. Frente à secretaria de turismo a vereadora desenvolveu um trabalho que ajudou alavancar o setor no município, reestruturou a secretaria e criou o Ponto Turístico Comercial da Fronteira, um local dedicado aos artesãos locais para exporem seus produtos aos turistas.
Irmã Nenê afirma ainda que acredita muito na política tabatinguense. "Ser político é colaborar para uma sociedade melhor e mais digna a cada dia. Sinto-me feliz quando posso entrar nos gabinetes em Manaus e em Brasília e consigo atender as demandas que o município necessita", defende.
Questionada sobre o que tem contribuído para Tabatinga, como vereadora, Irmã Nenê responde: "O trabalho do vereador é limitado, criamos os projetos que acreditamos que sejam essenciais ao município e cabe ao executivo executá-los. É preciso recorrer também aos deputados que se importam com nossa cidade. O que eu fiz e continuarei fazendo quantas vezes forem necessárias, afirma.
A vereadora também conta que está empenhada em outros benefícios para Tabatinga. "Estou lutando para termos melhorias nas políticas para as mulheres, acredito que em um futuro próximo as mulheres possam contar com uma Secretaria voltada para as mulheres e a tão sonhada Casa da Mulher, um espaço dedicado às mulheres que sofrem com todo e qualquer tipo de violência", disse a vereadora sobre sua visão de futuro.
Fonte: Portal Tabatinga
0 Comentários