ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Tabatinga-AM - Frota fluvial e automotiva é reforçada no DSEI Alto Rio Solimões

Fotos: Alejandro Zambrana

Cumprindo extensa agenda no Amazonas, secretário Antônio Alves visitou unidades de saúde e entregou embarcações a seis comunidades. Mais dois veículos e importantes obras de infraestrutura vão reforçar a assistência na região

Por Bruno Monteiro

Tabatinga (AM) - Ampliar e melhorar as condições de acesso, garantindo mais assistência à saúde dos povos que vivem na área de abrangência do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Solimões, no Amazonas. O esforço da gestão nesse sentido foi pauta da agenda do secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza, durante quatro dias, de 3 a 6 de junho de 2.015, de atividades nos municípios de Tabatinga, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Atalaia do Norte, Belém do Solimões e Manaus.

Na capital amazonense, antes do embarque para o interior do estado, Antônio Alves também participou de um ato de entrega de veículos e equipamentos de saúde a 50 municípios do Amazonas e a 17 polos base de três DSEIs: Médio Solimões e Afluentes, Vale do Javari e Alto Rio Solimões.

O povo Ticuna da aldeia Vendaval, distante pouco mais de duas horas em trajeto fluvial partindo da cidade de Tabatinga, na fronteira com a Colômbia, recebeu o secretário para a entrega de seis embarcações com motor de 15HP. O quantitativo é parte do total de 23 barcos adquiridos pelo DSEI Alto Rio Solimões. "Cada embarcação dessa é apenas um fragmento do trabalho que a Sesai [Secretaria Especial de Saúde Indígena] vem implementando nesses quase cinco anos de história", afirmou.

A declaração foi reforçada pelo coordenador distrital Weydson Pereira, com a notícia de que ainda este ano serão licitadas as obras de reforma do Polo Base de Vendaval e da construção do sistema de abastecimento de água para aquela comunidade. Além disso, para o segundo semestre está programada a entrega de um barco de maior porte, com cabine e motor mais potente. O investimento na aquisição das 23 embarcações que já começaram a ser entregues é da ordem de R$ 235 mil.

O transporte terrestre naquela região também está sendo reforçado para ampliar o acesso das populações indígenas às ações e serviços de saúde. Dois veículos pick-up foram entregues durante os dias de agenda do secretário Antônio Alves no Alto Rio Solimões. Um deles para o Polo Base de São Paulo de Olivença, responsável pelo atendimento de mais de quatro mil indígenas oriundos de 31 aldeias, das etnias Ticuna, Kokama, Kambeba e Caixana.

Outro automóvel facilitará o dia a dia da Casa de Saúde Indígena (Casai) de Tabatinga, unidade de apoio para pacientes que estão em trânsito realizando exames, consultas ou outros procedimentos. A unidade se responsabiliza pelo suporte às populações que vivem em aldeia nos municípios de Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Tonantins, Amaturá e Santo Antônio do Içá.

Postar um comentário

0 Comentários