Foto:
Tabatinga (AM) – Após um
acontecimento como a queda do helicóptero da Moreto Táxi Aéreo, e o desfecho
depois do acidente com ou sem vítimas, busca-se os motivos para não acontecer novamente a tragédia. O local do acidente é preservado ao máximo para se obter o
melhor resultado e a veracidade da investigação.
No Brasil é o SERIPA (Serviços
Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) faz investigação
de acidentes e incidentes aeronáuticos. O SERIPA faz parte do CENIPA que é uma
Organização do Comando da Aeronáutica. A investigação feita pela
Aeronáutica é o processo realizado com o propósito de prevenir novos acidentes
e que compreende a reunião e a análise
de informações e a obtenção de
conclusões, incluindo a identificação dos fatores contribuintes para a
ocorrência, visando a formulação de recomendações sobre a segurança. O Sistema
de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER) não trabalha com
"causa" de acidente, mas com fatores contribuintes. "Causa"
se refere a um fator que se sobressai, que seja preponderante, e a investigação
SIPAER não elege um fator como o principal. Ao contrário, trabalha com uma
série de fatores contribuintes que possuem o mesmo grau de influência para a
culminância do acidente. Fonte: http://www.cenipa.aer.mil.br/
Foto: CENIPA |
Figura: Consulta site da ANAC sobre o piloto |
No caso desse acidente aéreo do helicóptero Esquilo AS
355N, acontecido em 29/05, que
teve (05) cinco vítimas, incluso o piloto Alexandre Félix de Souza, ao qual
pilotava, o mesmo era considerado habilitado para tal operação, as quais
citamos:
Habilitações
Piloto em Comando de Jatinho (Cesna Citation 500)
Piloto em Comando de Helicóptero (Hughes 300)
Piloto em Comando de Helicóptero (Esquilo HB-350)
Piloto em Comando de Helicóptero (Exquilo HB-355)
Piloto em Comando para Voos por Instrumentos
Piloto em Comando de Turbohélice (LET-410)
Piloto em Comando em Aviões Multimotores
Piloto em Comando em Aviões Monomotores
Piloto em Comando em Turbohélice (Mitsubishi MU-30)
Piloto em Comando de Helicóptero (RobinsonR-44)
Piloto em Comando de Helicóptero (Ecureuil S-355)
Possuía as seguintes licenças pela ANAC:
Piloto Comercial de Helicóptero
Piloto Comercial de Avião
Piloto de Linhas Aéreas de Avião
Piloto Privado de Helicóptero
Piloto Privado de Aviões
E seu Exame Médico de Piloto era válido até
05/02/2016.
As investigações do SERIPA vão descobrir realmente o que ocasionou esse acidente aéreo, que parou a fronteira Brasil/Colômbia/Peru, e deixou toda a população entristecida com a morte das vítimas.
Com assessoria da empresa Fred Mesquita Assessoria Aeronáutica
As investigações do SERIPA vão descobrir realmente o que ocasionou esse acidente aéreo, que parou a fronteira Brasil/Colômbia/Peru, e deixou toda a população entristecida com a morte das vítimas.
Com assessoria da empresa Fred Mesquita Assessoria Aeronáutica
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