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Blog de Tabatinga

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#BenjaminConstant-AM - Em meio à Amazônia: Museu Magüta

Prédio do museu
Quem somos

O Museu Magüta é uma experiência pioneira, o primeiro museu indígena criado no Brasil em 1990, e localiza-se na cidade de Benjamin Constant (AM). Possui uma rica e extensa coleção de objetos relativos aos mais variados aspectos da cultura material do povo Ticuna, exibida segundo uma museografia delineada pelos próprios indígenas. Todo o museu foi projetado, mantido e dirigido exclusivamente pelos “caciques” (chefes de comunidades), articulados no Conselho Geral da Tribo Ticuna – CGTT, criado em 1982.

Dispõe também de uma extensa documentação sobre a história da região e as lutas desenvolvidas pelo CGTT, bem como sobre a literatura e registros visuais produzidos sobre o povo e a cultura Ticuna.

Atividades

O Museu é frequentado diariamente por estudantes (brasileiros, colombianos e peruanos), por pesquisadores e turistas de diferentes nacionalidades e também por caravanas das escolas indígenas localizadas nas cercanias de Benjamin Constant.

Situado a 1.200 km de Manaus, na região da Tríplice Fronteira (Brasil, Peru e Colômbia), o Museu Magüta está localizado na cidade de Benjamin Constant (AM), ponto de acesso as 11 terras indígenas, todas demarcadas e regularizadas, habitadas pelos Ticunas no Alto Solimões.

Visita dos professores da OGPTB
O Museu funciona também como um centro de referência para o povo Ticuna, cuja população atualmente monta a 45 mil indígenas, sendo a maior população indígena do Brasil. Na região do Alto Solimões, onde estão quase todas as comunidades Ticuna, constituem a maior parte da população rural. A parcela restante se distribui em comunidades além fronteira ou se estende pelo médio Solimões, pelo rio Jutaí e estão inclusive representadas na cidade de Manaus.

Nas suas instalações são realizadas cotidianamente reuniões e cursos envolvendo caciques e lideranças, professores bilíngues, agentes de saúde indígenas, monitores ambientais e mulheres artesãs.

O Magüta, como ficou popularmente conhecido, participou de forma direta e ativa de todos os acontecimentos importantes na história recente dos Ticunas. Como ocorreu na implantação de um atuante movimento de professores indígenas (OGPTB) e na criação de uma escola indígena diferenciada; na formação de monitores de saúde indígena e no combate ao cólera; no treinamento de indígenas no registro em vídeo e em informática; na criação de um programa de radiocomunicação entre as aldeias; na demarcação topográfica das terras indígenas; e, mais recentemente, em programas de desenvolvimento sustentável e na operacionalização dos distritos sanitários especiais indígenas.

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