ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#BenjaminConstant-AM - Falta de medicamentos atinge municípios do Amazonas

Foto: Medicamentos em Benjamin Adryano Jhoseph - Governo Municipal

Segundo o funcionário público, a falta de medicamentos é rotina nos postos de saúde de Benjamin Constant

Por Marcello Bahcana

Benjamin Constant (AM) - Moradores do município de Benjamin Constant, reclamam da falta de medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde- UBS, principalmente para diabéticos e hipertensos.

Segundo o funcionário público, Luís Rocha, a falta de medicamentos é rotina nos postos de saúde da cidade. "Desde de o ano passado, essa falta de remédio aqui vem acontecendo", reclamou Luís Rocha.

O Secretário Municipal de Saúde, Walmir Lima, disse que o problema foi o processo licitatório do Consorcio da Saúde do Alto Solimões, mais já chegaram 300 volumes de remédios que suprirão a necessidade pelos próximos três meses. "As empresa que ganharão concorrência não entregaram os medicamentos e até o estado ficou desabastecido", explicou o secretário.

A Secretária executiva do Consorcio da Saúde do Alto Solimões -ASAVIDA, Valderice Mendes, explicou que o consorcio já está regularizando a situação com as empresas e a SUSAM está repassando dinheiro aos municípios para a compra de medicamentos.

O consórcio é o responsável pela farmácia básica dos municípios do alto solimões, onde o governo federal repassa a quantia mensal de R$ 5,10, por habitante, o governo estadual e municípios repassam o valor de R$2,36 para a compra de medicamentos.

Através de portaria a SUSAM divulgou que está repassando para os municípios o valor referente ao bloco federal para a compra de medicamentos até o consórcio regularizar a situação das empresas que não estão entregando os remédios.

Postar um comentário

0 Comentários