ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Amazonas - Defesa Civil adota medidas de assistĂȘncia para cheia no Amazonas

Rio Negro também registra subida e, para o interior, a Defesa Civil jå enviou alimentos para atender desabrigados. Foto: Sandro Pereira

Sete cidades jĂĄ estĂŁo em situação de emergĂȘncia, Boca do Acre Ă© a mais crĂ­tica

terça-feira 3 de março de 2015 - 7:15 AM

Da Redação/portal@d24am.com

Medidas de prevenção sĂŁo substituĂ­das por açÔes de assistĂȘncia Ă s famĂ­lias afetadas pela cheia dos rios na AmazĂŽnia. A estratĂ©gia serĂĄ repetida em Boca do Acre (a 1.537 quilĂŽmetros de Manaus), na calha do Rio Purus, que estĂĄ em situação de emergĂȘncia.

A força-tarefa montada pela Defesa Civil do Estado consiste em fornecer cestas bĂĄsicas, jĂĄ enviadas em barcos, colchĂ”es, medicamentos e barracas de emergĂȘncia para garantir abrigo. Mais de mil famĂ­lias foram afetadas no municĂ­pio com a subida da ĂĄgua tambĂ©m do Rio Acre. Em Rio Branco, a prefeitura decretou estado de calamidade pĂșblica por conta da cheia recorde.

O secretĂĄrio da Defesa Civil do Estado, coronel Roberto Rocha, disse que, em função da repetição anual da cheia no Amazonas, os municĂ­pios tĂȘm dificuldades de se recuperar rapidamente dos desastres naturais, por isso Ă© fundamental o apoio pĂșblico.

Roberto Rocha reconheceu a situação crĂ­tica, mas afirmou que isso nĂŁo Ă© desculpa para adoção de medidas de prevenção. Ele cobrou maior empenho e eficĂĄcia das prefeituras no preparo tĂ©cnico, administrativo e operacional para atender os desabrigados. "Os eventos naturais ocorrem todos os anos e a Defesa Civil realiza capacitação, orientaçÔes e assessoria tĂ©cnica especĂ­fica para preparar esses municĂ­pios para o perĂ­odo de cheia e a atuação mais eficaz do poder pĂșblico municipal Ă© necessĂĄria", disse.

A cota de emergĂȘncia nessa segunda-feira, em Boca do Acre, foi de 19m23cm, ultrapassando a cota de alerta (18m50cm) e a de transbordamento (19m05cm).

Com o municĂ­pio de Boca do Acre, sobe para sete o nĂșmero de cidades do Amazonas em situação de emergĂȘncia: Itamarati, GuajarĂĄ, Ipixuna, EirunepĂ© e Envira, na calha do JuruĂĄ, e Canutama, no Purus.

Os municípios de Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Santo AntÎnio do Içå, Tonantins, Atalaia do Norte, Benjamin Constant (Alto SolimÔes) e Humaitå (Madeira) continuam em alerta.

A Defesa Civil jå enviou 105 toneladas de alimentos não perecíveis para garantir a proteção alimentar das mais de 11 mil famílias afetadas.

Fonte: http://new.d24am.com/amazonia/meio-ambiente/defesa-civil-adota-medidas-assistencia-para-cheia-amazonas/129841

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios