Tabatinga (AM) – A Secretaria Municipal de Saúde de Tabatinga, SEMSA-TBT, por meio da Coordenação de Vigilância e Saúde e do Setor de Endemias, estão executando na cidade a campanha "10 minutos Contra Dengue e Chikungunya" da Secretaria de Estado de Saúde que tem como finalidade interromper e acabar o ciclo do nascimento do mosquito da Dengue (Aedes Aegypti) e propagação da doença.
Virar garrafas de vidro e plástico de boca para baixo, vedar totalmente a caixa d'água e limpar as calhas de forma periódica, são algumas das ações que podem ser feitas em 10 minutos, além de conscientizar a população por meio da campanha, agentes da Vigilância e Endemias trabalham combatendo o mosquito da dengue nos bairros com casos confirmados por meio da borrifação.
Segundo o gerente de endemias da SEMSA, Euler da Silva, o trabalho de borrifação acontece nos bairros onde o foco e criadouro de Aedes Aegypti é evidente devido o acúmulo de lixo. "O nosso objetivo com a borrifação não é acabar com a população do mosquito, mas sim matar o mosquito que está transmitindo essa doença (Dengue)" disse Silva.
Dados/Dengue
Só no ano de 2014 no mês de novembro foram registrados em Tabatinga 82 casos confirmados de dengue e no mesmo período, no ano de 2013 foram 120 pessoas. A diminuição dos casos aconteceu devido à intensidade dos trabalhos de conscientização.
Bairros
Fonte: http://www.tabatinga.am.gov.br/SEMSATBT%20combate%20o%20Aedes%20Aegypti%20com%20a%20campanha.htm
0 Comentários