Foto: Divulgação
Manaus (AM) - Mais de 500 acadêmicos de Educação Física da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) participam, até o próximo sábado (6), do V Simpósio Amazônico de Educação Física. O evento reúne alunos de graduação de 16 municípios do estado. O encontro reúne seis palestrantes do Brasil e também de Portugal que ministrarão 18 minicursos gratuitos para os participantes. As atividades estão sendo realizadas na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), localizada na Avenida Carvalho Leal, nº 177, bairro Cachoeirinha.
Conforme o coordenador do Simpósio e também do curso de Educação Física, Jefferson Jurema, o objetivo do evento é reunir os universitários de diversas cidades, promovendo não só a interação do conhecimento científico, mas também de relações profissionais e pessoais. Jurema ressaltou ainda a preocupação em realizar os minicursos de forma rápida e prática.
¿Os municursos são fundamentais para que os alunos possam aplicar lá no município o que eles vão aprender aqui no Simpósio. São cursos práticos de aulas para idosos, deficientes físicos, pessoas com necessidades especiais, entre outros. É importante ressaltar que a participação em eventos científicos é importante para o acadêmico do interior expor as atividades práticas que estão sendo desenvolvidas nos municípios¿, disse Jurema.
Os alunos de graduação da UEA que participam do Simpósio são dos municípios de Apuí, Beruri, Borba, Coari, Fonte Boa, Humaitá, Manicoré, Novo Airão, Novo Aripuanã, Itapiranga, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Tonantins, São Paulo de Olivença e Tabatinga. Além dos universitários da UEA, mais de 80 acadêmicos de Educação Física de outras instituições também participam do evento.
A palestrante portuguesa, Paula Portugal, que ministrará palestra sobre ¿Morte, Vida e Atividade Física das Pessoas Idosas, ressalta a diferença da qualidade de vida dos idosos que vivem na cidade e no campo. ¿Espero que as pessoas fiquem sensibilizadas para ouvir os outros em particular as pessoas mais velhas¿, disse.
O aluno do 1º período do curso de Educação Física do município de Coari, a 363 quilômetros de Manaus, Marcos Reis, conta que resolveu participar do evento buscando melhor qualificação profissional. ¿Eu vim basicamente interessado nos minicursos que são de grande importância para a nossa carreira profissional para termos esse conhecimento extra que os cursos proporcionam. O meu objetivo é repassar o que aprenderemos aqui para os moradores da minha comunidade¿, ressaltou.
Por Paulo Bahia
0 Comentários