ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Notícia - Reitor do IFAM anuncia a possibilidade de criação de uma escola binacional em Tabatinga

Manaus (AM) – No dia 11/09, quinta-feira, os alunos do Campus Tabatinga estiveram no prédio da Reitoria para conversar com o reitor substituto do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), professor Antônio Venâncio Castelo Branco. O encontro faz parte da visita técnica que os estudantes estão realizando durante toda esta semana, em Manaus, para conhecer instituições que atuam na área de meio ambiente.

 

Dentre os questionamentos feitos pelos estudantes está a possibilidade de novos cursos no Campus Tabatinga. De acordo com o reitor substituto, há a pretensão de criar de cursos de graduação nos campi do interior. "Após o retorno dos 19 professores do Campus Tabatinga que estão cursando o programa de pós-graduação em Educação Agrícola, temos a pretensão de implantar novos cursos na cidade, até mesmo de graduação. Levando o nível superior para o interior, os estudantes não precisarão sair dos seus locais de origem para elevar a qualificação", explicou o gestor, referindo-se aos servidores que estão cursando mestrado em Educação Agrícola na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEA/UFRRJ) desde junho deste ano, fruto do convênio firmado com o IFAM.

 

O reitor também enfatizou sobre a possível criação de uma escola binacional, tendo em vista que Tabatinga está localizada na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. "Temos a vontade de oferecer uma instituição bilíngue no futuro".

 

Os alunos também puderam tirar dúvidas sobre os intercâmbios oferecidos pelo Governo Federal, como o programa Ciência sem Fronteiras, e os realizados em parceria com o IFAM, sendo um deles o Projeto Brasil/França – Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França no Brasil.

 

Acesso ao Campus Tabatinga

 

As dificuldades de acessibilidade que alguns alunos e professores enfrentam para frequentar e trabalhar no Campus Tabatinga também foram apresentadas durante o encontro. Um dos depoimentos foi feito pela aluna Mirna Souza que mora em Atalaia do Norte e, para chegar ao campus, utiliza três meios de transporte: ônibus, barco e van. "Todo dia acordo bem cedo para estar presente nas aulas, porém com essa dificuldade de transporte acabo não participando de todas as atividades que a escola oferece porque assim que a aula acaba preciso ir rápido para o ponto da van, caso eu perca o horário não retornarei para casa", disse.

 

Pela primeira vez em Manaus e sem a pretensão de querer morar na capital, a estudante espera ser aprovada em dos processos seletivos oferecidos por instituições de ensino superior do Amazonas. "Estou fazendo PSC da UFAM para Engenharia Florestal, caso seja aprovada em Manaus poderei pedir transferência para Coari. Na seleção por meio do ENEM, farei para Ciências Agrárias, onde poderei estudar na UFAM de Benjamin Constant", disse, revelando também que pretende concorrer a uma vaga no curso de Geografia da Universidade do Estado Amazonas (UEA).

 

Inserido na mesma realidade de Mirna, está Mateus Caldas que mora em Benjamim Constant, município próximo à Tabatinga. "É um esforço que, no final, valerá a pena. Gosto de estudar no IFAM, acredito no potencial da Instituição para meu crescimento pessoal e profissional, por isso gostaria que tivesse curso de graduação para que eu continuasse meus estudos no Instituto", disse. O estudante concorrerá a uma das vagas do curso de Medicina Veterinária ofertado no Campus Manaus Zona Leste do IFAM, além do Processo Seletivo Contínuo (PSC/UFAM) para Administração.

 

Sobre a visita técnica em Manaus

 

Por meio do Programa de Assistência Estudantil, professores do Campus Tabatinga elaboraram um projeto para proporcionar a ida de alunos para a capital. Neste primeiro momento, 25 alunos do curso técnico integrado em Meio Ambiente do Campus Tabatinga estão em Manaus para ampliar o conhecimento que adquirem em sala de aula. "Em Tabatinga não temos a possibilidade de mostrar a atuação dos profissionais, como existe aqui em Manaus", disse o coordenador do curso, professor Kildery Alex.

 

O retorno dos estudantes para Tabatinga está previsto para o próximo domingo (14), após visitas ao aterro sanitário de Manaus e a instituições voltadas para o meio ambiente, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA/Amazônia Ocidental).

 

Em outubro será a vez dos alunos de Administração embarcarem para Manaus e, em seguida, os estudantes de Agropecuária, em novembro.

 

Fonte: http://www.ifam.edu.br/portal/component/content/article/3-noticias-reitoria/2743-alunos-do-campus-tabatinga-visitam-predio-da-reitoria

Postar um comentário

0 Comentários