ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Tabatinga-AM - Prefeitura de TBT confirma o V FINCATA

Foto: www.ooutroladodamoeda.com.br

Por: Blog Bocas e Notícias

 

Tabatinga (AM) - No dia 26/07, sábado, a Prefeitura de Tabatinga confirmou a realização do V Fincata – Festival Interamericano de Cultura e Arte de Tabatinga que acontecerá em setembro de 2014. O evento foi confirmado durante o Arraial das Escolas, inclusive  foi cogitado também a presença do cantor Latino, das músicas hits "Renata" e "Festa no Apê. Na edição anterior do festival de setembro/2013, a Onça Pintada foi a campeã.

 

A primeira edição do FINCATA – Festival Interamericano de Cultura e Arte de Tabatinga foi  de 16 a 19 de setembro/1993, ano de sua criação, pelo ex-prefeito Francisco Rodrigues Balieiro, realizado na área do jardim da SUFRAMA, que teve a presença no evento do grupo de pagode Raça Negra, na época no auge de sua carreira nacional. Ano passado, 2013, o atual prefeito Raimundo Carvalho Caldas, resgatou novamente o FINCATA herança de outro prefeito, substituindo o Festisol – Festival Internacional de Tribos do Alto Solimões, evento criado pelo ex-prefeito Saul Nunes Bemerguy em 2009 e que teve quatro edições até 2012 e que começou a ser realizado no Onçodromo. Anteriormente Tabatinga possuía o Festival Folclórico de Tabatinga, com a administração do ex-prefeito Joel Santos de Lima, que era realizado na Avenida da Amizade, em frente à Prefeitura de Tabatinga, antes da construção do Onçodromo.

 

Em março de 2013 foi feita uma eleição popular entre os tabatinguenses para a escolha entre o Bói-bumba (herança da cultura de Parintins) ou a Onça (criação dos tabatinguenses). Anteriormente os festivais em Tabatinga eram feitos nos moldes dos festivais de Parintins, com o Boi Garantido da cor vermelha, versão tabatinguense o Boi Rei-do-Campo, e o Boi Caprichoso da cor azul, versão tabatinguense Boi Carinhoso, sendo que o povo escolheu a Onça como o animal âncora dos festivais da cidade, ficando assim: Onça Preta e a Onça Pintada, com as suas devidas associações.

 

Leia mais

Bingo atrai público para o Arraial das Escolas e encerra festa com sucesso

Eleição - Escolha entre Boi-bumbá ou Onça  

 

Os festivais de Tabatinga (AM):

 

2008 e anos anteriores – Festival Folclórico de Tabatinga

2009 – I Festival Internacional de Tribos do Alto Solimões

2010 – II Festival Internacional de Tribos do Alto Solimões

2011 – III Festival Internacional de Tribos do Alto Solimões

2012 –IV Festival Internacional de Tribos do Alto Solimões

2013 – IV FINCATA – Festival Interamericano de Cultura e Arte de Tabatinga – Campeã Onça Pintada

2014 – V FINCATA – Festival Interamericano de Cultura e Arte de Tabatinga

Postar um comentário

0 Comentários