Desenhos da capa: Manuel Alfredo Rosindo e Duquito Emílio Marques
Este livro faz parte do projeto "A natureza segundo os Ticuna", iniciado em 1987 e lançado em 1997.
As primeiras atividades desse projeto constaram do levantamento de dados e da elaboração de desenhos sobre a flora e a fauna regionais. Essas informações , pesquisadas e registradas pelos professores ticuna, deveriam compor materiais didático-pedagógicos para apoiar as aulas de ciências nas escolas das aldeias. Com o passar do tempo, as idéias foram se aperfeiçoando. Hoje em dia , o projeto desenvolve uma série de outras atividades, voltadas especialmente para a educação ambiental, passando a integrar o programa do Curso de Formação de Professores Ticuna – Habilitação para o Magistério, promovido e administrado pela Organização Geral dos professores Ticuna Bilíngües. Dessa forma, os conhecimentos trabalhados durante os cursos se multiplicam através dos 210 professores e chegam aos 7 mil alunos das 90 escolas ticuna situadas nos município de Benjamin Constant, Tabatinga, São de Paulo de Olivença, Amaturá e Santo Antonio do Içá, no estado do Amazonas.
Conscientes da necessidade de trabalhar, a partir da escola, uma proposta mais específica de conservação dos recursos naturais existentes nas áreas já demarcadas, os professores ticuna decidiram dividir por temas o material levantado e publicar o primeiro livro de uma série: O Livro das Árvores.
Este livro, portanto, apresenta a intensa e rica relação dos Ticuna com as árvores que formam a floresta, focalizando o valor e o significado de várias espécies, preferencialmente nativas, para a sua sobrevivência física e cultura.
Não se trata de um livro de botânica, mas de uma memória das árvores, que permite aos Ticuna recordar a importância de cada uma delas na sua vida. Folheando página por página, compreende-se as razões que os levam à defesa e preservação de suas florestas, um patrimônio que deverá ser eterno, passando de pai para filho, como uma herança das mais belas e mais ricas.
O livro acolhe o olhar dos Ticuna sobre a natureza que os cerca e lhes serve de morada, trazendo textos e imagens que fixam suas concepções do real e do imaginário, numa linguagem onde se entremeiam conhecimentos práticos valores, valores simbólicos e inspiração poética.
Cabe destacar que os desenhos apresentados no livro, com exceção de dois, foram elaborados individualmente, ao passo que os textos são resultado de uma produção coletiva, baseados de um saber de domínio também coletivo.
Este livro é dedicado principalmente às crianças e adolescentes, alunos das escolas Ticuna. Mas seria importante que também fosse lido pelas crianças não-índias das tantas escolas do páis. Elas poderiam conhecer os Ticuna, contemplar seus desenhos e aprener sobre a floresta amazônica através da palavra de seus habitantes antigos.
Jussara Gomes Gruber
Na apresentação do Livro "Ticuna – O Livro das Árvores"
Lançado em 1997 pela Organização Geral dos Professores Ticuna Bilíngües
Editora: Hamburg Gráfica Editora Ltda.
Na apresentação do Livro "Ticuna – O Livro das Árvores"
Lançado em 1997 pela Organização Geral dos Professores Ticuna Bilíngües
Editora: Hamburg Gráfica Editora Ltda.
0 Comentários