Francisco Ferreira da Silva, conhecidíssimo no Brasil afora como Chico da Silva, é compositor e cantor, nasceu em Parintins (cidade-ilha), no Amazonas; Chico da Silva é considerado um dos maiores músicos brasileiros e tem um currículo que impressiona. Compôs músicas para Alcione e trabalhou com nomes do porte de Martinho da Vila. O compositor e cantor,começou sua longa e bem-sucedida carreira em meados dos anos 80 e desde então seu samba verdadeiro e melodioso encantou gerações e conquistou inúmeros fãs.
Chico da Silva é vermelho de coração (quando refere-se ao grandioso Festival Folclórico de Parintins, que acontece todos os anos no mês de junho, onde há a disputa entre dois bois:Vermelho garantido e azul caprichoso, festival este conhecido e elogiado no mundo inteiro) fez inúmeras toadas para o seu Boi Garantido, mas também fez lindas toadas para o contrário Boi Caprichoso. No início de sua carreira fez parte do conjunto "Os Amigos do Som", formado por Agnaldo do Samba, Mariolindo, Saci da Aparecida, Lúcio Bahia, Manoel Batera & Cia.
Por causa de uma grave doença perdeu a capacidade de cantar e quase a voz, mas conseguiu recuperá-la para a alegria de seu imenso fã clube; faz ainda muito sucesso nos clubes de Manaus. Nunca parou de compor. Seu mais recente sucesso "Vermelho" atingiu êxito nacional e suas composições fazem parte dos bens imateriais do patrimônio cultural do Estado do Amazonas.A música "Convite a Roberto Carlos" é um samba espetacular que homenageia o Rei convidado-o a largar sua guitarra e subir até o morro para tocar uma viola e botar uma brasa no samba, são letra e música desse simples caboclo amazonense.
Fonte: http://www.letras.com.br/#!biografia/chico-da-silva
0 Comentários