ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

Saúde - Novembro Azul alerta para a prevenção ao câncer de próstata

07/11/2013 - 10h12

 

por Redação do EcoD

 

O Instituto Lado a Lado, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a Fundação José Silveira e o EcoD, lança o movimento Novembro Azul, que pretende mudar hábitos e quebrar paradigmas entre a população masculina, como o medo que os homens com mais de 45 anos têm de ir ao urologista e se submeter ao exame de toque. A ideia é também mobilizar grupos de participação ativa no processo de prevenção ao câncer de próstata, a exemplo da família, de parceiros e da comunidade.

 

Com o mote Um Toque, um Drible, a campanha tem um calendário de ações por todo o Brasil, a exemplo do Mutirão da Saúde realizado em Natal, da iluminação da faixada do Museu do Futebol, em São Paulo e dos panfletos distribuídos na Arena Fonte Nova, em Salvador.

 

Em 2012, o movimento conseguiu alcançar 200 mil brasileiros. Nas ações presenciais, os locais escolhidos foram estratégicos para a população tirar dúvidas e conhecer mais sobre o câncer de próstata, assim como as formas de prevenção e tratamento.

 

Segundo uma pesquisa realizada pela SBU, 47% dos brasileiros entrevistados nunca fizeram exame de toque retal, fundamental para detectar o câncer de próstata, engrossando o número de possíveis acometidos pela doença, que atinge todos os anos, no Brasil, cerca de 60 mil homens.

 

Assista ao vídeo de Roberto Pígola, paciente com câncer de próstata:

http://www.youtube.com/embed/w_mVjemfm-k

Postar um comentário

0 Comentários