Estação Ecológica (Esec) de Jutaí-Solimões, Floresta Nacional (Flona) do Aripuanã e Reserva Biológica (Rebio) do Manicoré conquistaram Planos construídos com ampla participação social. Para além, foi publicada a revisão geral do Plano de Manejo da Reserva Biológica do Guaporé (RO)
A Estação Ecológica de Jutaí-Solimões protege 290 mil hectares do bioma Amazônia. Foto: Daniel Paes Resende/ICMBio
22/12/2025, segunda-feira
No final de novembro, foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) as portarias do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) aprovando os Planos de Manejo de três unidades de conservação (UCs) federais localizadas no estado do Amazonas: a Esec do Jutaí-Solimões, a Flona do Aripuanã e a Rebio do Manicoré.
A publicação marca a entrada em vigor das regras definidas de forma coletiva, com ampla participação social, que devem orientar a gestão e o manejo das UCs, tendo em vista atingir os seus objetivos de criação.
Os Planos de Manejo estão definidos na Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) como os principais instrumentos de gestão das Unidades. São documentos técnicos construídos de forma participativa com as comunidades e instituições com atuação nos territórios protegidos pelas UCs.
Entre outros elementos, os Planos descrevem os recursos e valores fundamentais das UCs, definem seu zoneamento e usos possíveis para cada zona, além de estabelecerem normas para o manejo dos recursos naturais dos territórios.
Leia mais sobre o assunto no link https://portalamazonia.com/amazonia/unidade-conservacao-manejo-icmbio/
Fonte: Portal da Amazônia
Seja o primeiro a comentar