Fotos: Divulgação
25/11/2025, terça-feira
No âmbito do Plano Ayacucho Plus II, a Força Aeroespacial Colombiana, por meio do Grupo Aéreo Amazonas, realizou operações coordenadas com a Direção dos Carabineiros da Polícia Nacional Colombiana e operações combinadas com a Polícia Federal Brasileira para realizar a missão "Amazonas Libre II" no Parque Natural Nacional do Río Puré. localizado no departamento de Amazonas.
Isso, com o objetivo de neutralizar a exploração ilícita de depósitos de mineração realizada pela Facção Gao-r do apelido "Iván Mordisco", permitiu a destruição de 14 dragões de mineração, estruturas de grande capacidade usadas para extrair até 6.000 gramas de ouro por mês, o que representava uma renda criminosa de aproximadamente 9,3 milhões de dólares por mês.
A Operação "Amazonas Libre II", realizada com a Polícia Federal Brasileira e apoiada pela AMERIPOL, também desativou 3 rebocadores, 33 motores e 1 escavadora, além de permitir a apreensão de 4.800 galões de combustível e 2,5 kg de mercúrio.
Essas ações mitigam os danos ecológicos e a ameaça direta contra comunidades em isolamento voluntário, atingindo a estrutura logística que sustentava essa atividade ilícita na selva profunda.
A Força Aeroespacial Colombiana continuará contribuindo com suas capacidades diferenciais para a neutralização de economias ilícitas, a defesa dos povos indígenas e a proteção da Amazônia.
Por: Andreina Herrera - Jornalista/via Blog Jambo Verde
Seja o primeiro a comentar
.png)