Foto: Arthur Castro/Secom
05/12/2024, quinta-feira
Os municípios atingiram metas em saúde, educação e combate à violência.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, no evento de certificação de 29 dos 62 municípios do estado como Selo Unicef, neste dia 5 de dezembro, apontou avanço em políticas públicas para crianças e adolescentes.
Os 29 municípios amazonenses premiados com o selo pela Fundação das Nações Unidas para a Infância atingiram metas em saúde, educação e combate à violência.
"Os pontos apresentados pelo Unicef estão muito conectados com aquilo que nós pensamos ser prioridade das políticas públicas para proteção das crianças e adolescentes. O estado do Amazonas é o único da região Norte a assumir formalmente esse compromisso com o Unicef e, também, cooperar com as ações dos municípios, para que a gente possa atingir esses objetivos", disse Lima.
O evento aconteceu no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), com a participação dos 55 municípios que aderiram à edição 2021-2024. O selo é uma iniciativa do Unicef, uma das agências da Organização das Nações Unidas (ONU), reconhecendo e estimulando municípios que melhoraram as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes, nas áreas de educação, saúde, participação social e proteção contra a violência.
Na edição 2021-2024, o Amazonas avançou mais que a média nacional em três indicadores do Selo Unicef e teve a melhor participação na história dos 25 anos da certificação, com 55 municípios aderindo e 29 certificados. A quantidade dos que conseguiram a certificação, este ano, é 3,5 vezes maior do que no período de 2017-2020, quando apenas oito municípios alcançaram as metas.
Leia mais
MUNICÍPIOS CERTIFICADOS
- Alvarães,
- Atalaia do Norte,
- Autazes,
- Barreirinha,
- Benjamin Constant,
- Boa Vista do Ramos,
- Boca do Acre,
- Borba,
- Careiro,
- Careiro da Várzea,
- Coari,
- Codajás,
- Eirunepé,
- Fonte Boa,
- Guajará,
- Humaitá,
- Iranduba,
- Itapiranga,
- Manacapuru,
- Manicoré,
- Novo Airão,
- Novo Aripuanã,
- Presidente Figueiredo,
- São Gabriel da Cachoeira,
- São Sebastião do Uatumã,
- São Paulo de Olivença,
- Tabatinga,
- Tonantins,
- Urucurituba
- Indicadores
INDICADORES
O monitoramento dos índices é baseado em dados mais recentes dos ministérios da Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Justiça e Direitos Humanos, entre outras fontes.
Um dos indicadores que apresentaram avanço no Amazonas é a cobertura de vacinação pela tríplice viral, que nos 29 municípios cresceu 8,8%, índice maior que a média nacional, que foi de 2,6%.
O índice de abandono escolar também reduziu 39,3%, enquanto o nacional foi de 38%.
Também houve aumento na adesão ao Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia), por meio do qual os conselhos tutelares registram e encaminham casos de violência contra crianças, resultando em aumento de uma notificação, em 2020, para 1.187, em 2023.
AGÊNCIAS DA ONU
Durante o evento, o governador Wilson Lima realizou a assinatura do termo de repasse de um prédio do estado para o Unicef.
No local irá funcionar a sede das agências da ONU (Unicef, Acnudh, Oim, Unfpa, Unodc e Unesco), que reunirá uma série de serviços voltados para educação, capacitação, apoio a refugiados e migrantes, assistência social, saúde, entre outras atividades em parceria com o Governo do Amazonas.
O governador assinou, ainda, um novo memorando de entendimento que garante a continuidade da parceria entre o estado e a organização internacional.
0 Comentários