ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

Com promessa de entrega para até 2026, Manta-Manaus integrará América do Sul e Asia via Amazônia

Foto: Secom/Divulgação

11/04/2024, quinta-feira

Rota feita via recursos do PAC será o ponto de escoamento da produção da Zona Franca de Manaus (ZFM) e do agronegócio brasileiro. Segundo Simone Tebet, as deficiências do projeto são 'factíveis e possíveis de se resolver'

A integração da América do Sul e Ásia via Amazônia deve sair do papel até o fim do mandato do presidente Lula. Esse foi o compromisso assumido pela ministra do Planejamento, Simone Tebet, e o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa, em visita a Tabatinga, na Tríplice Fronteira, ontem. A promessa tem como base a inclusão da Rota Multimodal Manta-Manaus no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) que será o ponto de escoamento da produção da Zona Franca de Manaus (ZFM) e do agronegócio brasileiro.

Deficiência 

A principal deficiência do projeto Manta-Manaus atualmente é a dragagem do Rio Solimões e a ausência de alfândega em Tabatinga, mas, conforme Tebet, todas são "factíveis e possíveis (de se resolver)".

Deficiência 2

Segundo a ministra,  o ponta-pé inicial para que o projeto saia do papel é a adequação da infraestrutura portuária e segurança, assuntos já tratados por ela com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com o ministro da Segunda Pública, Ricardo Lewandowski.

Pede música? 

Com o sinal verde para a Manta-Manaus, o deputado estadual Sinésio Campos (PT) garantiu a terceira grande vitória na vida politica. Além da rota para o Pacífico e a defesa da quebra do monopólio do gás, ele foi um dos primeiros a defender a exploração mineral em Autazes.

Reconhecimento 

O trabalho de Sinésio foi reconhecido pelo governador Wilson Lima (UB), que fez afagos ao deputado na coletiva de imprensa em Tabatinga.

Só aperfeiçoando 

O ministro dos Portos e Aeroportos garantiu que não haverá redução na pista de pouso do Aeroporto de Tabatinga e, com isso, a aterrissagem de aviões de grande porte será mantida. 

Investimento

Silvio Costa também anunciou  R$ 250 milhões em investimentos para os aeroportos de Manaus, Tabatinga e Tefé, que estão sob administração da Vinci Airport. Até dia 30 de outubro os serviços de reestruturação devem ser concluídos.

Dragagem 

O ministro reforçou ainda que a dragagem e sinalização do Madeira e do Solimões, na região de Tabatinga e Benjamin Constant terão o processo licitado até  julho para antecipar eventuais problemas com a estiagem. Cerca de R$ 150 milhões estão carimbados para o serviço.
 
Pedidos
 
O governador Wilson Lima fez dois pedidos aos ministros: a ampliação do caderno de exportações da Zona Franca de Manaus e a ampliação das rotas internacionais para que Manaus possa receber mais voos fomentando a integração com a América do Sul e o turismo de negócios e lazer. 

A Crítica

Seja o primeiro a comentar

Curta nossa página no Facebook  https://encurtador.com.br/dmyJP

Postar um comentário

0 Comentários