ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

Exército Brasileiro: Reunião de Coordenação marca início das operações no Vale do Javari

Foto: Assessoria de Comunicação do MD

28/03/2023, terça-feira

Tabatinga (AM) - A 16ª Brigada de Infantaria de Selva, atualmente desdobrada na região do Vale do Javari, conduziu sua primeira reunião interagências nesta sexta-feira (24/03), marcando oficialmente o início das atividades na região.

A reunião contou com a presença de representantes da FUNAI, Polícia Federal, autoridades locais, membros da comunidade e profissionais de segurança, incluindo engenheiros, biólogos e antropólogos. Segundo o General RICARDO MOUSSALEM, Comandante da 16ª Bda Inf Sl, o objetivo da reunião foi deixar os participantes cientes do que vai ocorrer durante a operação e também ouvir as sugestões para melhorar o processo previsto.

Conforme o Major CUNHA, oficial de operações da 16ª Bda Inf Sl, a região da Operação JACUIXITO (acrônimo dos rios JAVARI, CURUÇÁ, ITUÍ, ITAQUAÍ e QUIXITO), tem aproximadamente a extensão de um país como Portugal. "A operação ocorre na segunda maior Terra Indígena do Brasil e onde existe a maior concentração de povos isolados do mundo", detalhou.

Durante a operação, ocorrerá patrulhamento fluvial, patrulhamento da BR 307, controle de pontos críticos, ações cívico-social (ACISO), além do transporte aéreo logístico.

Cumprindo o protocolo sanitário da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), os militares que participam da operação, cumpriram quarentena. 

"Nossa tropa passou pela quarentena seguindo as orientações do protocolo sanitário. Após a quarentena, iniciamos os deslocamentos no dia 11 de março. Ao iniciarem as atividades, os militares serão submetidos à testagem e avaliação médica", reforçou CUNHA.

O Vale do Rio Javari é uma região de grande importância para a biodiversidade da Amazônia e abriga diversas comunidades tradicionais. A presença do Exército Brasileiro nessa região da fronteira tem o objetivo de coibir ilícitos transfronteiriços e ambientais, bem como prestar auxílio às comunidades do Vale do Javari, por meio de Ações Cívico-Sociais, conciliando a preservação do meio ambiente a operacionalidade das tropas do Comando Militar da Amazônia.

Com informações de assessoria do Comando Militar da Amazônia

Seja o primeiro a comentar

Curta nossa página no Facebook https://www.facebook.com/blogdetabatinga/

Postar um comentário

0 Comentários