ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

Comando Militar da Amazônia (CMA) intensifica patrulhamento na região do Vale do Javari como parte da Operação JACUIXITO

Foto: Reprodução internet 

29/03/2023, quarta-feira 

Tabatinga (AM) - O CMA, por meio da 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl) intensificou suas ações de patrulhamento na Terra Indígena do Vale do Javari, segunda-feira (27//03), como parte da Operação JACUIXITO, um esforço para promover a dissuasão contra agentes estrangeiros na fronteira da Amazônia Ocidental. O patrulhamento foi realizado com o uso das aeronaves do 4º Batalhão de Aviação do Exército, percorrendo uma distância total de 1188 km e pousando nas comunidades indígenas mais remotas, como a Aldeia PARANÁ e MARONAL. 

Essa ação foi possível graças à capilaridade, capacidade tecnológica, competência profissional e eficiência operacional do Comando Militar da Amazônia. Um dos objetivos do patrulhamento foi fazer o reconhecimento de postos e itinerários clandestinos, destacando a operacionalidade do Comando Militar da Amazônia ao desdobrar suas tropas em qualquer ponto da Amazônia Ocidental. 

A Operação JACUIXITO é uma iniciativa do Ministério da Defesa para garantir a segurança na fronteira do Brasil com a Colômbia e o Peru, onde ocorrem atividades ilícitas como o tráfico de drogas, armas e pessoas. O Vale do Javari é uma área especialmente vulnerável a esses crimes, devido à sua proximidade com a fronteira e sua densa floresta tropical. 

O CMA continuará por tempo indeterminado na região, como parte da Operação JACUIXITO, trabalhando em estreita integração com as comunidades locais e órgãos de segurança pública para garantir a defesa e a integridade territorial do Brasil na região da Amazônia Ocidental. 

Com informações de assessoria do Comando Militar da Amazônia 

Seja o primeiro a comentar

Curta nossa página no Facebook https://www.facebook.com/blogdetabatinga/

Postar um comentário

0 Comentários